BIBLIOTECA JOAN OLIVA I MILÀ - VILANOVA I LA GELTRÚ


A Biblioteca Joan Oliva i Milà, localizada em Vilanova i la Geltrú (cerca de 40 km ao sul de Barcelona), foi inaugurada em 1995. É uma Biblioteca pública instalada em um prédio de 1.600 m2. 


Foi criada para servir como mecanismo que oferece acesso a informação e cultura, bem como para estimular a promoção da leitura em toda a cidade, sendo também integrada a Rede de Bibliotecas do Conselho Provincial de Barcelona.


Possui em sua área térrea, espaço reservado para o atendimento ao público infantil. Durante minha visita realizada em outubro de 2014, conforme se pode observar na imagem acima, foi possível registrar um terno momento, uma adulta lendo para uma criança. 


O salão para o atendimento das crianças é amplo e possui vasta quantidade de material bibliográfico. Está ornamentado visando atrair de forma lúdica a atenção desse público.  


Dispõe de amplas áreas para atender as necessidades de estudo, pesquisa e leitura. Na área reservada para o acesso aos periódicos, há poltronas acolchoadas que aparentam ser bem confortáveis. 


A Biblioteca oferece acesso à Internet. O usuário pode fazer uso dos computadores locais ou de seu próprio equipamento. 


Para utilizar os serviços da Biblioteca, o usuário deve fazer uma inscrição para obter o cartão da Rede de Bibliotecas Municipais Deputação de Barcelona. É necessário levar o DNI, NIE ou passaporte à Biblioteca. O cartão é emitido na hora. É possível fazer também pela página da internet no endereço: http//bibliotecavirtual.diba.cat


O espaço arquitetônico da Biblioteca é  atraente. Na área destinada as pesquisas e estudos mais apurados, o usuário dispõe entre outras coisas de uma bancada que gera visão privilegiada do ambiente, conforme se pode observar na imagem acima. 


O nome da Biblioteca consiste em uma homenagem ao bibliotecário Joan Oliva i Milà (1858-1911) que esteve a frente da Biblioteca Museu Víctor Balaguer e que parece ter realizado um excelente serviço.


A Biblioteca Joan Oliva i Milá possui potencial em termos de espaço e creio, acervo e serviços. Em minha breve passagem pelo local percebi a presença de usuários em quase todas as áreas, contudo é uma biblioteca muito atenta a questão do silêncio. Não houve um contato mais estreito com os bibliotecários. 


Fotos: Peter Janzon

Comentários