ASPUDDEN BIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA EM ESTOCOLMO - SUÉCIA

Aspudden Bibliotek é mais um harmonioso espaço de biblioteca pública localizado em um bairro da zona sul de Estocolmo.

A Biblioteca passou por reformas e reabriu suas portas em 16 de dezembro de 2013. O atual espaço possui excelente iluminação, ambiente confortável e bom acervo para atender ao público infantil e adulto. Possui também uma Galeria para exposições artísticas, sobre a qual contarei na próxima postagem.

Aspudden é um dos antigos bairros de Estocolmo. A imagem abaixo reflete o que o usuário pode vislumbrar de uma das janelas da Biblioteca.

A Biblioteca possui uma bonita área reservada para o público infantil. O ambiente é bem decorado e isolado do espaço reservado para os adultos, fator que deve refletir na questão dos ruídos. Para adentrar essa área é necessário retirar os sapatos...

O acervo de livros é amplo e as encadernações muito adequadas para seduzir o público alvo. O planejamento dos móveis e estantes faz com que o local se pareça com um quarto infantil.

É sempre significativo quando consigo registrar momentos de adultos com suas crianças no ambiente das bibliotecas. Creio serem esses, maravilhosos exemplos de uso da biblioteca.

Sendo período de festas natalinas, a Biblioteca de Aspudden, assim como todas as demais da cidade de Estocolmo foram decoradas para prestigiar a data, por isso livros com o tema sobre o natal estavam em áreas bem visíveis.

A Biblioteca de Aspudden funciona da seguinte forma:  às segunda e quartas feiras das 12 às 19 horas. Terça das 12 às 17. Quinta e sexta da 10 as 17 horas. Domingo das 11 às 15 horas e no sábado a Biblioteca está fechada. Conforme apontou a Bibliotecária Maria Stenmark, a Biblioteca recebe em média cerca de 250 a 350 usuários por dia.

A localização geográfica de uma biblioteca é um fator muito relevante e nota dez para a Biblioteca de Aspudden que está localizada muito próxima a estação de metrô.

Esta foi a última visita realizada em bibliotecas públicas de Estocolmo (nesta temporada). Uma pena que não dispus de tempo suficiente para escrever sobre todas as bibliotecas que visitei. Amanhã sigo feliz para meu Brasil com a "mala" cheia de tantas experiências e aprendizados.

Deixo neste post agradecimento especial à Bibliotecária Maria por sua atenção e por estar comigo nessa imagem.

P.S 1.  Tradução dos dizeres em minha T-shirts: Jag är bibliotekarie, och jag tycker om bibliotek.
P.S 2. Meu carinho à Bibliotecária Fabíola Bezerra criadora do T-shirts MURAL.

Fotos: Peter Janzon