ÅRSTA BIBLIOTEK - BIBLIOTECAS PÚBLICAS EM ESTOCOLMO - SUÉCIA


Localizada em uma área suburbana de Estocolmo, a Biblioteca Pública de Årsta,  funciona em um espaço de convivência, ao redor de uma grande praça. Foi construída onde outrora abrigava uma antiga igreja. 


O espaço da Biblioteca, em primeira vista parece pequeno. Logo na entrada, estão os acervos e mobiliários dedicados ao público infantil, que com seu colorido geram muito boa impressão. 


A Biblioteca oferece muitas atividades para as crianças e nesse sentido, pais e responsáveis podem participar. No período de férias escolares ocorrem inúmeras atividades extras para atender a este público.


Mas a Biblioteca possui outros planos e divisões físicas. Especialmente alguns cantinhos que com certeza agradam os adolescentes. Alguns desses lugares, se parecem com quartos de dormir, confortáveis e aconchegantes. 


A área destinada aos adultos fica isolada. É ampla e possui um mezanino formando assim dois pavimentos. No salão de leitura, logo na entrada, estão em evidência as revistas e os jornais.


O acervo é formado por todas as áreas do conhecimento e a sessão de livros de literatura é enorme. Nas Bibliotecas suecas, creio que livros com encadernações danificadas, são retirados das estantes, sei que alguns são vendidos por preços simbólicos. Os bibliotecários provavelmente analisam periodicamente o acervo visando reposição, bem como outros aspectos que envolvem a formação e desenvolvimento de coleções. 


Algumas bibliotecas pública de Estocolmo possuem espaços reservados para estudo individual ou em grupos. Na Biblioteca de Årsta creio que não havia, contudo percebi cantinhos irresistíveis para se acomodar, ler e estudar. 



Além dos livros impressos, a Biblioteca possui acervos de filmes em DVD e CDs de música para empréstimo, bem como e-books e artigos de revistas.


Para ter acesso a todos os serviços da Biblioteca é necessário estar cadastrado e dispor de um cartão da biblioteca, que é gratuito.  Todas as bibliotecas possuem computadores, mas dependendo da demanda pode ser acessado por um curto período de tempo. Em algumas bibliotecas, você pode reservar um computador por um período mais longo. Usando seu próprio computador, o usuário pode acessar a rede sem fio e se conectar à Internet sem custos.


Visitamos à Biblioteca Pública de Årsta por volta das 10:30 da manhã e haviam algumas crianças com seus pais, uma pena que era inviável fazer um registro. Sinto pena quando as imagens demonstram bibliotecas vazias, contudo asseguro que em todas as que visitei até o momento nesse país há muitas pessoas. 

Fotos: Peter Janzon

Comentários