BIBLIOTECA MUSEU VÍCTOR BALAGUER - VILANOVA I LA GELTRÚ - ESPANHA

Localizada na cidade de Vilanova i la Geltrú, nas proximidades de Barcelona, na Espanha, a Biblioteca Museu Víctor Balaguer pode ser uma grande surpresa para apaixonados por bibliotecas antigas.

O edifício construído entre 1882 e 1884 sob a inspiração do político e escritor Víctor Balaguer impressiona pelos detalhes, bem como por ter abrigado a primeira biblioteca pública da cidade.

Em excelente localização, o edifício foi construído para abrigar respectivamente dois equipamentos culturais, a biblioteca e o museu da cidade, coisa rara para aqueles tempos e conforme aponta uma página da Wikipédia

Ele foi concebido para dar a conhecer, através de objetos e documentos de todos os tipos, a totalidade do conhecimento. Seu fundador contribuiu com livros, revistas e outros documentos. A intenção do fundador era abri-lo a qualquer cidadão ", sem qualquer tipo de exclusão econômica ou social" foi o precedente de bibliotecas públicas catalães.
As estantes em madeira envidraçadas, construídas em grandes dimensões guardam as preciosidades que incluem livros, manuscritos e outros.

A Biblioteca faz parte hoje de uma das atrações do Museu, mas serve também como espaço para realização de encontros culturais como reuniões e palestras.

O mobiliário formado por mesas, cadeiras, expositores, organizadores de fichas catalográficas e outros, podem ser vistos hoje como peças de museus. Estão muito bem conservados e por isso mesmo são tão atraentes ao público que se interessa por esse tipo de biblioteca.

A Biblioteca possui acervo formado por cerca de 50 000 livros e aproximadamente 2000 títulos de publicações periódicas que datam dos séculos XVIII e XX. Há ainda um vasto material que trata de escritos produzidos por Víctor Balaguer e outras personalidades locais.

Compõe o espaço físico da Biblioteca, amplo e bem iluminado salão. Suas estantes harmonizam todo o ambiente acondicionando as publicações impressas em dois pavimentos. Uma escada em estilo caracol dá acesso a área superior.

Em seus primeiros anos a Biblioteca teve a frente um proeminente bibliotecário chamado Joan Oliva i Milà, que  dizem, procurou adequar mecanismos visando oferecer bom acesso à informação aos usuários de seu tempo. Seu nome presta também homenagem a Biblioteca Pública de Vilanova i la Geltrú, a qual comentarei em outro post.

Visitei a Biblioteca Museu Vitor Balaguer em novembro de 2014. Foi com surpresa que adentrei o espaço pois gosto especialmente de bibliotecas antigas. A indicação veio do bibliotecário Francesc Parra, da Biblioteca Josep Roig i Raventos, em Sitges ao qual deixo meus agradecimentos.

Fotos: Peter Janzon