ALUNOS DA PROFESSORA EVANY NASCIMENTO, UEA: PALESTRA


Foi prazerosa a palestra realizada no dia 3 de junho de 2016, para os alunos do Curso de Letras, da Universidade Estadual do Amazonas. A imagem que abre esse post reflete um pouco da satisfação desse momento. 

O convite, veio da Professora Evany Nascimento, que ministra a disciplina Literatura Infanto Juvenil para alunos do curso de Letras. Evany tem promovido uma série de experiências que contribuem para a ampliação do pensamento sobre livro e leitura. 


Na foto acima, Evany exibe com orgulho o boton que trás o nome da disciplina (eu ganhei um de presente). Repare bem que especialmente para o momento, ela produziu um look aonde buscou homenagear uma bibliotecária famosa no Cinema: Evelyn Carnahan O'Connell, ou simplesmente Evy, do filme A Múmia. Uma simpatia! 


Evany Nascimento é amiga de longa data, inclusive já teve uma de suas bibliotecas apresentada nesse blog, bem como seu livro Monumentos Público do Centro Histórico de Manaus. Foi uma das mais valentes companheiras que atuaram na luta pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, no Movimento Abre Biblioteca

Quanto a mim, fui uma das convidadas para a aula que tinha por objetivo refletir sobre o tema - Clássicos da Literatura Mundial. Tendo visitado muitas bibliotecas no Brasil e em vários países, contei sobre as vivências caçando bibliotecas, falei sobre meus livros infantis Lia sempre lia e Leo e seus amigos, os livrinhos, bem como fiz a leitura do livro A grande fábrica de palavras, de Agnês de Lestrade e Valeria Docampo, mas também pude acompanhar e aprender com essa turma, bem como com as estratégias utilizadas para instigar a leitura, como por exemplo, o momento Vendendo um livro...veja o vídeo: 


Vendendo um Livro objetiva trabalhar a divulgação de obras literárias em um minuto. A cada aula pelo menos três alunos participam. O vídeo acima foi realizado no momento em que as alunas apresentavam com grande bom humor, suas considerações sobre  títulos relevantes da literatura mundial.


Uma pena que não fotografei a bonita mesa preparada com os livros levados por Evany, bem como cartazes com ilustrações para tratar sobre o tema da literatura universal. A grande alegria dos alunos, porém era expressa pela visualização do box com a coleção dos sete livros de Harry Potter...


Outro momento muito legal (pena não ter filmado) foi a apresentação do Professor Valdemir Oliveira, que "vendeu" muito bem o livro A contadora de filmes do escritor chileno Hernán Rivera Letelier. Evany,  um dia me contou sobre a obra e sua narrativa havia me encantado. Tempos depois me emprestou o livro (que eu devolvi), eu conto sobre isso também aqui no Caçadores de Bibliotecas


O tempo passou voando. Foi bem agradável e senti muito a energia dos estudantes. Ao final, vendi livros e também sorteamos exemplares de Leo e seus amigos, os livrinhos e claro, aproveitamos para posar para fotos!


Enfim, encerro aqui parabenizando Evany por seu trabalho criativo e dedicado. Parabenizo também seus alunos que se mostram engajados no tema da leitura e agradeço mais uma vez pelo convite que me favoreceu falar sobre minhas grandes paixões.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários