MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA - CUSTÓDIA - O VÍDEO

O Brasil precisa avançar muito para atender de forma justa o seu povo no tocante as bibliotecas públicas. Numa conjuntura em que a maioria desse espaços são ambientes apáticos e desinteressantes, convivemos com uma situação que pode ficar ainda pior quando bibliotecas são desativadas e fechadas deixando populações inteiras sem nenhum contato com o ambiente que deveria ser cultural e democrático.

Por causa desse tipo de problema, em 2012, foi iniciado em Manaus uma luta em prol da reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, na época, fechada por mais de cinco anos para reforma. A luta mobilizou pessoas de todo o Brasil e por conseguinte ficou conhecida como Movimento Abre Biblioteca. A ideia foi encampada por outras cidades do país, tais como Rio de Janeiro, João Pessoa e Custódia, em Pernambuco.

De minha passagem por Recife, visando ajudar os colegas do Movimento Abre Biblioteca Custódia, encontrei Leônia Simões, uma das lideranças  na luta pela biblioteca de sua cidade. A seu pedido, gravei esse pequeno vídeo (muito improvisado), no qual nós duas lembramos os representantes públicos que já é hora da Biblioteca Pública de Custódia ser reaberta.

É isso! Abre Biblioteca Custódia!