KAISA-TALO - BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE HELSINKI

A imagem que abre esse post foi extraída da página da Wikipédia. Geralmente fotografamos as fachadas das bibliotecas que visitamos, contudo dessa vez não, talvez por termos estado encantados pela beleza interna desse espaço que é realmente fantástico.

Se chama Kaisa-Talo e foi inaugurada em setembro de 2012. É a principal Biblioteca da Universidade de Helsinki, na Finlândia.

Está localizada próximo a Kansalliskirjasto, (Biblioteca Nacional da Finlândia), comentada em outro post. Sobre Kaisa-Talo, sem medo de errar posso assegurar que foi uma das mais bonitas bibliotecas universitárias que conheci.

Em ambiente muito amplo, facilmente se pode perceber o predomínio do branco, além de muitas curvas, fator que me fez lembrar elementos da Arquitetura de Brasília.

As coleções da Biblioteca estão voltadas especialmente para as áreas de Letras, Direito, Teologia e Ciências Sociais. Mas há muito também sobre tecnologia e documentos em formato eletrônico!

A visita a Kaisa-Talo ocorreu no horário da manhã, creio que por volta das 11 horas. O ambiente funciona como uma grande biblioteca pública e haviam muitos usuários utilizando os espaços!

Um dos elementos mais marcantes da arquitetura dessa Biblioteca foi a percepção de sua escadaria em forma de espiral, a medida que se vai subindo ou descendo se pode perceber facetas que favorecem o registro de bonitas imagens.

Algumas vezes, pode-se ter a impressão de que o lugar (em especial, sua área central), se parece com um grande ovni, (eu pelo menos senti assim).

É uma Biblioteca com grande energia, além de super premiada por sua arquitetura!

Depois de subir todos os lances de escadas, há ainda elementos surpreendentes como por exemplo, ao transpor a área envidraçada a presença de um terraço com vista para a cidade!

Era verão e os usuários aproveitavam para tomar sol e usufruir da tranquilidade de um espaço ao ar livre. Na imagem abaixo, a vista com as torres da Catedral de Helsinki e Biblioteca Nacional...

A área aonde foi construída Kaisa-Talo, anteriormente funcionou como um grande estacionamento e loja de departamentos.  O que chamou muito a atenção para o projeto na época de sua inauguração foi o fato dos idealizadores terem integrado à antiga área com uma proposta arrojada de renovação!

Conhecer Kaisa-Talo foi muito gratificante e percorrer o ambiente me fez refletir que bibliotecas universitárias, dependendo do grau de investimentos podem funcionar como espaços instigantes e muito próximos às propostas do que se pregoa o segmento das bibliotecas públicas.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon
Foto da fachada: Wikipédia