BOKBUSS - KIRUNA - SUÉCIA


A última biblioteca pública que comentei em 2014 foi a de Kiruna, uma das mais bacanas que encontrei naquele ano. Na oportunidade havia conhecido também o Bokbuss: ônibus que percorre a região levando livros para algumas das localidades mais isoladas do país. 


A Biblioteca Pública de Kiruna faz parte de um sistema que envolve a região de Norrbotten e o Bokbuss consiste em um trabalho de extensão que atende a pelo menos 40 aldeias (dado obtido em 2014), bem como algumas escolas.


O bokbuss foi criado em um chassis da marca Volvo. Essa proposta de biblioteca sobre rodas ganhou um prêmio de melhor biblioteca em 2008. É uma beleza de Biblioteca!


Foi construída pela empresa Kiitokori que tem experiência nesse tipo de produção. O Desenho foi da empresa Muungano sob a responsabilidade de Peter Thuvander e Martin Hedstrom. O Design gráfico foi de Fredrik Forsberg.


Em termos métricos, a proposta consiste em 12 metros de altura por 2,5 meio de largura, muito bem distribuídos entre estantes cheias de livros e revistas, mas também outras mídias que incluem CDs, DVDs e até mesmo acesso a Internet. 


O norte da Suécia no inverno é bastante frio. O veículo porém, possui excelente aquecimento interno e os confortáveis sofás oferecem a possibilidade do usuário se acomodar a gosto para escolher os títulos que gostaria de levar para casa emprestado.


Os livros eram muito novos, as encadernações bem cuidadas com acervo formado em grande maioria por livros de literatura, mas há bastante material voltado para o público infantil e infanto juvenil. 


Há um sofá baú que serve para duas finalidades, descansar enquanto se folheia livros ou para a guarda dos títulos especiais. Livros de literatura universal ou clássicos suecos. Como são encadernações mais antigas e a demanda não é muito grande, ficam bem acondicionados nesse espaço esperando para ser utilizados. 


Foi uma grande sorte ter tido acesso ao Bokbuss e deixo mais uma vez meus agradecimentos à Bibliotecária Mari Norberg por ter criado as condições para que pudêssemos conhecer esse trabalho. Agradeço também ao Anders,  responsável por levar pelas estradas toda essa riqueza. Na imagem um registro do nosso encontro. 



Dedico esse post ao colega Nuno Marçal, Bibliotecário português que realiza um bonito trabalho no campo das bibliotecas móveis. Aproveito para deixar o link de uma lista que encontrei sobre as bibliotecas móveis da Suécia, no próximo post contarei sobre outra biblioteca linda também sobre rodas encontrada por aqui...

Fotos: Peter Janzon

Comentários