BARNENS BOKBUSS - ÔNIBUS BIBLIOTECA - ESTOCOLMO

Barnens Bokbuss pode ser definida como uma pequena e bela biblioteca móvel que faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas de Estocolmo

Pelas imagens, se pode observar que  consiste em um carro projetado para ir a lugares aonde os potenciais usuários tem dificuldades de chegar.  O projeto chama a atenção pelo designer de imagens estilizadas. Na parte da frente do veículos inclusive, há cílios entre os olhos ou melhor, entre os faróis de luz...

Conheci uma das responsáveis pelo trabalho, a Bibliotecária Jessica Pellegrini, que por sinal tem sua imagem ilustrada nas laterais do veículo. As imagens nos levam a pensar o que deve acontecer naquele espaço: leitura de livros para crianças e muita imaginação e fantasia envolvidos.

As cores muito fortes do veículo fazem com que crianças e adultos busquem conhecer o que há por dentro!

Foi em Skärholmen, subúrbio de Estocolmo, no verão de 2015 que pude ver de perto o trabalho realizado em Barnens Bokbuss. Primeiramente ficamos observando do lado de fora e era interessante perceber que muitos entravam no veículo (principalmente as crianças).

Foi bonito observar o trabalho da Bibliotecária Jessica, muito atenciosa. Sendo um dia especial, as atividades internas eram muito mais voltadas para aspectos lúdicos como pinturas nas faces das crianças.

Muito bom perceber a atenção às diferenças raciais. A Suécia tem um respeito muito grande nesse sentindo.

No verão sueco, todos querem aproveitar o sol, a claridade e a dinâmica da vida fora dos espaços fechados. Para tal, havia uma opção do serviço da Biblioteca voltado para atividades práticas em uma tenda montada.

Muitas pessoas faziam uso dos serviços. O tempo que passavam ali era pequeno, mas logo outros chegavam para usufruir também.

Gostamos muito de conhecer esse trabalho e nos sentimos bem acolhidos pelas bibliotecárias que ao final, gentilmente posaram para uma foto registrando o momento.

Quer conhecer mais uma biblioteca móvel da Suécia? Leia sobre Bokbuss, que atende a região de Norrbotten, que conheci quando visitei a Biblioteca de Kiruna, cidade localizada no norte da Suécia.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon