BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA


Em dezembro de 2013 estive em Florianópolis e na oportunidade pude conhecer duas importantes Bibliotecas da cidade: a Biblioteca Pública Estadual e a Biblioteca Central da Universidade de Santa Catarina.


A primeira, aconteceu na companhia de dois bibliotecários pelos quais tenho grande apreço: Francisca Pinto e Evandro Jair Duarte

Evandro que atua na Biblioteca Pública Estadual, nos proporcionou uma excelente visita técnica, a qual algum dia contarei, tendo em vista que venho guardando experiências sobre bibliotecas públicas estaduais para uma outra proposta de reflexão. 


Quanto a Biblioteca Central da UFSC, a visita foi realizada com Francisca e tivemos a atenção do Bibliotecário José Paulo Speck Pereira que apresentou os espaços, contou sobre serviços e gentilmente permitiu a criação das imagens.


A Biblioteca Central da Universidade de Santa Catarina, se chama Professor Silvio Coelho dos Santos, está localizada no Campus Trindade em amplo edifício aonde estão guardados grande parte do acervo da Universidade. 


É uma Biblioteca multidisciplinar com acervo formado por livros, periódicos, dissertações e teses, além disso possui também obras raras. No site da Biblioteca se pode acessar vários dados estatísticos, inclusive sobre o acervo.




As imagens desse post, foram realizadas em uma tarde de domingo. Nos dias atuais não tenho certeza se a Biblioteca ainda abre em finais de semana, pela informação contida no site, Não! Contudo, essas imagens não deixam dúvidas sobre o quanto o público utilizava a Biblioteca, seja para estudos, leitura e uso do espaço. 


Uma agradável surpresa foi constatar em meio a um dos salões de leitura, cor e descontração. De forma muito simples foi criado um espaço para descanso. A adoção de puffs organizados em círculo geravam possibilidades do usuário se desligar por um tempo e relaxar e até fazer uma leitura mais descontraída. 


Era muito bom ver tanta gente na Biblioteca em um domingo!




Em termos de serviços oferecidos, o site da Biblioteca destaca que são realizados: 
Consulta local; Empréstimo domiciliar; Acesso wireless;Comutação bibliográfica; Empréstimo entre bibliotecas (EEB); Visita Orientada; Orientação à pesquisa e normalização de trabalhos técnico-científicos; Serviço de referência; Capacitação (quanto ao uso de bases de dados, portal CAPES, recursos do Portal da BU, sistema Pergamum, fontes de informação, normalização de artigos e trabalhos acadêmicos, citação, referência, etc.); Catalogação na fonte; Mecanismo online para referências (MORE); Ficha de identificação da obra; ISSN – ISBN; BU Informa.

A Biblioteca dispõe de um espaço de memória aonde foram reunidos equipamentos e mobiliários que fizeram parte da trajetória da Instituição. Sobre o trabalho de resgate foi criado um livro intitulado “Biblioteca universitária da UFSC: memória oral e documental”. 


Além de áreas para estudos individuais e em grupos, há outros ambientes culturais como por exemplo, as áreas para exposições permanentes e temporárias!



Os temas das exposições podem versar sobre assuntos variados. Naquela época, além de pinturas em telas, haviam peças do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina. 


No post anterior, comentei sobre a Biblioteca da Universidade de Helsinki, com sua arquitetura arrojada e cheia de grandes investimentos. Infelizmente não conheci muitas bibliotecas universitárias no Brasil, contudo a Biblioteca Central da UFSC me causou excelente impressão, creio que por ter se mostrado mais dinâmica do que é comum nessa tipologia no Brasil. 


Agradeço de coração aos colegas Evandro e Francisca pelo carinho com que me receberam, bem como ao  José Paulo pela atenção e amabilidade dedicada. 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi fundada nos anos 60,  é uma instituição pública de ensino superior do Brasil que oferece cursos de graduação e pós-graduação. 

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários