MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA - BRASÍLIA

Se chama na verdade, Museu Nacional Honestino Guimarães e está localizado na Esplanada dos Ministérios, onde outros espaços significativos da capital federal se destacam, como a Catedral, o Teatro e a Biblioteca Nacional de Brasília.

O Museu possui área de 14,5 mil m². É uma obra assinada por Oscar Niemeyer e foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, no dia em que o arquiteto comemorou seus 99 anos de idade. Sobre o local, o site da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, desta que:
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.
Já estive visitando o Museu por três vezes. A primeira, em 2009, na época não era permitido fotografar a área interna. Isso me chateou. As outras duas vezes aconteceram nesse ano de 2013, uma delas com minha filha Camila Magalhães e a outra com meu querido Peter Janzon. Felizmente agora já é possível fazer imagens.

Por que decidi escrever sobre o Museu Nacional da República? Por que amanhã, 16 de agosto  Camila estará aqui novamente. A expectativa desse encontro é grande e sei que juntas poderemos conhecer um pouco de algum outro espaço cultural do Distrito Federal.

O Museu Nacional da República funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. No momento está em cartaz a exposição "Narrativas Poéticas - Coleção Santander Brasil, até o dia 20 de setembro. Quem sabe Mila e eu vamos lá...

Fotos: Soraia Magalhães