BIBLIOTECA PÚBLICA DE ESTOCOLMO - SUÉCIA


A Biblioteca Pública de Estocolmo (Stockholms Stadsbibliotek) consta em várias listas como uma das mais lindas do mundo. Eu, que visitei tantas bibliotecas (aliás essa é a quarta vez que visito  a Stadsbiblioteket) posso assegurar que o espaço é realmente incrível e merece efetivamente toda admiração. 


Esse post não apresenta muito além do que já comentei em 2012  quando visitei o lugar pela primeira vez, porém como sempre quero retornar e não resisto ao desejo de fazer novas fotos, optei por repetir essa experiência com aqueles que podem se interessar por ver novas imagens. 


A Biblioteca Pública de Estocolmo foi projetado pelo arquiteto sueco Gunnar Asplund e sua inauguração data de 1928. 

Uma palavra que combina com o estilo que já era bastante arrojado para a época é expressividade, o ambiente parece acolher e foge ao padrão do espaço bibliotecário e balcão que separam pessoas e livros.


Nem sempre muito divulgada, a área reservada para o público infantil na Stadsbiblioteket é também um elemento marcante por suas cores, pela riqueza do acervo e pelo público que efetivamente utiliza o espaço, ou seja, adultos com suas crianças.



Nas bibliotecas suecas, existem alguns espaços para crianças, no qual o usuário é convidado a retirar os sapatos para adentrar, como nesta pequena sala da imagem abaixo, que apresenta ambientação aconchegante, mas que pode nos remeter a uma decoração de biblioteca infantil, um pouco mais antiga?


A parte física mais conhecida da Stockholms Stadsbibliotek refere-se geralmente a área circundante (rotunda) que forma em meio a excelente iluminação e as prateiras com o colorido das capas dos livros uma efusiva expressão da atenção do povo sueco pelos livros.


Muito bom poder escrever mais uma vez sobre essa Biblioteca e devo dizer que esse é um dos lugares de Estocolmo que me emociona. Ao descer do metrô, mesmo à distância ao vislumbrar o alaranjado do edifício sinto que sou uma bibliotecária privilegiada. 

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Encantada com tanta beleza! Realmente Soraia, é um privilégio visitar um ugar assim,,. não só pela beleza, mas pela história, pelo conhecimento e pela magia que os livros transmitem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário