MUSEU DA MÚSICA DE ESTOCOLMO - MUSEET MUSIKHISTORISKA


Vistei o Museu da Música de Estocolmo em 2012 e como não tive tempo na época para escrever contando sobre a experiência, pensei fazê-lo agora já que estou nessa cidade,  contudo ao buscar informações sobre o espaço soube que está fechado e passando por uma série de reformulações, inclusive seu nome também será alterado e deverá chamar algo como Museu de Arte e Palco. 


Conforme se pode observar na imagem que abre esse post, o museu estava instalado em um edifício fantástico, carregado de histórias que datam de meados de 1600, sendo considerado o mais antigo edifício industrial de Estocolmo.

O acervo reunia instrumentos musicais e materiais relacionados à história da música e do teatro. Oferecia uma programação diversificada envolvendo cursos, seminários, encontros.   


Logo na entrada chamava a atenção um espaço reservado ao grupo ABBA, conhecida e querida banda sueca. No acervo, videos, roupas, posteres, discos e muitas informações sobre sua trajetória. A boa notícia é que em 2013 foi criado o Museu ABBA, espaço que reúne de forma ainda mais ampla a memória e a trajetória da famosa banda. 


O Museu da Música de Estocolmo era bastante interativo, haviam tantas coisas, era tudo tão confortável e bonito que parece até um desperdício ter sido desativado. Creio porém que as mudanças que ocorrerão trarão um toque ainda  mais expressivo para esse segmento da cultura em Estocolmo. 


Visitei o Museu da Música de Estocolmo no verão de 2012 e fiz muitas fotos. Naquele dia, era domingo, haviam poucas pessoas e por isso me diverti com direito a fantasia, microfone e instrumentos...na imagem acima, com o cabelo típico de Pippi Långstrump, famoso personagem de Astrid Lindgren. Está explicada esta foto!

Fotos: Peter Janzon

Comentários