BOKKIOSK - SIGTUNA - SUÉCIA

É a segunda vez que tenho a oportunidade visitar Sigtuna, a cidade mais antiga da Suécia e na minha opinião um dos lugares mais formosos que conheci até o momento neste país. Envolta no passado medieval, a cidade dispõe de uma porção de atrações turísticas que valem muito a pena conhecer. Para os apaixonados por pequenas cidades, suas igrejas, ruínas, casario, ruas estreitas e edifícios históricos são atrações imperdíveis.

Tenho muito o que contar sobre Sigtuna, especialmente sobre a Biblioteca Pública, o Museu, a Biblioteca de Sigtunastiftelsen, contudo optei desta vez por destacar uma pequena iniciativa de incentivo à leitura que observei em atividade ontem e que me deu prazer, inclusive por ter conhecido o idealizador do projeto.

Chamada Bokkiosk, a ação pode ser considerada como uma pequena biblioteca aberta a todos. Inaugurada em abril de 2014, está localizada em uma praça e mais precisamente em uma antiga cabine telefônica, a iniciativa tem a frente o poeta e bibliotecário Alfonso Ambrossi, que também atua na Biblioteca Pública local.

O acervo da pequena Bokkiosk é formado por livros de literatura e vão dos romances clássicos, aos títulos atuais. O interessado pode pegar um livro emprestado e devolver quando concluir a leitura sem a cobrança de tempo determinado. Pode também deixar um outro título, em contrapartida!

Esse modelo de cabine telefônica data do início de 1900 e foi doado pela Telia (Companhia de Telecomunicações sueca). Em muitos países, os telefones móveis tornaram obsoletos esses pequenos espaços públicos e por conseguinte vem sendo retirados. A adoção dessa bonita ideia por Sigtuna deve ser comemorada! Aproveito para parabenizar Alfonso Ambrossi e a prefeitura de Sigtuna pela iniciativa.

Fotos: Peter Janzon