ALVIK BIBLIOTEK - ESTOCOLMO - SUÉCIA

É a primeira vez que passo o meu aniversário fora do Brasil e dentre os elementos que compõem o prazer das viagens estão as possibilidades de conhecer bibliotecas. Hoje visitei duas do sistema municipal de bibliotecas públicas de Estocolmo (Stockholm Stad), contudo optei por apresentar dados e imagens de apenas uma, neste caso da Alvik Biblioteca, que além de bela e aconchegante, possui profissionais bastante atenciosos.

Tenho conhecido muito das bibliotecas de Stockholm Stad e tem sido sempre um grande prazer adentrar seus espaços físicos conhecendo mobiliários, decoração, acervos, serviços.

Alvik é um bairro da região metropolitana de Estocolmo, sua biblioteca está muito bem localizada no segundo piso de um edifício nas proximidades da estação do metrô. Diferente de muitas bibliotecas que visitei no Brasil, a questão de acessibilidade na Suécia é levada a sério e por isso para atender às pessoas com dificuldades de locomoção há sempre elevadores quando os espaços não estão localizados nas áreas térreas.

O ambiente da Biblioteca é bonito, amplo, claro, bem decorado e o destaque das edificações suecas ficam por conta das janelas que propiciam excelente contato visual e iluminação com a área externa.

A organização dos espaços dessa biblioteca foram muito bem pensados. O acervo voltados para o público infantil está armazenado em área distantes do ambiente dos adultos, fator que possibilita aos pequenos maior flexibilidade no tocando aos ruídos e tranquilidade para o público adulto.

Durante o verão às bibliotecas da Suécia tem seu horário reduzido. É o período em que grande parte da população está de férias e querem por conseguinte estar fora usufruindo sol e calor. O horário é pensado de forma a dimensionar os fluxos de movimentação. O bom é que nem todas fecham ao mesmo tempo e sempre há uma biblioteca aberta e disponível para utilização.

Foi uma visita linda, por isso aproveito para agradecer as colegas Caroline Negussie e Laila Sjöbacka que além de se interessarem por compreender sobre os recursos de busca do blog Caçadores de Bibliotecas foram absolutamente gentis no repasse de informações, bem como no quesito atenção e simpatia, elementos que considero fundamental em uma biblioteca!

Era meu aniversário e queria que esse dia ficasse marcado por uma bela experiência.

Fotos: Peter Janzon