STOCKHOLMS STADSBIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA DE ESTOCOLMO - SUÉCIA


A Biblioteca Municipal de Estocolmo (Stockholms Stadsbibliotek), data de 1928 e está localizada em edifício projetado pelo arquiteto sueco Gunnar Asplund. Por fora e por dentro a construção impressiona pela beleza e funcionalidade com suas estantes em formato aberto e acesso livre.


Soube que foi uma das primeiras bibliotecas públicas da Suécia que tinha como proposta permitir ao usuário proximidade direta com o acervo. A parte mais famosa das áreas do edifício, está localizado em uma rotunda que forma com um conjunto de prateiras sobrepostas em três andares, um ambiente alegre, vibrante e colorido motivado pelas capas dos livros de literatura.


Tive o privilegio de ser guiada nessa Biblioteca, por Regina Bogestam, brasileira radicada nesse país há muito anos e que trabalha no anexo (Biblioteca Internacional) a qual, farei uma postagem especial.



Regina, gentilmente apresentou todo o espaço e foi prestando valiosas informações que proporcionavam ver uma Biblioteca Pública no seu formato mais puro em atividade. Haviam muitos usuários, muitos serviços, visivelmente muitos investimentos e excelentes condições de acessibilidade para todos.


Como toda Biblioteca Pública que se preza, a Stadsbibliotek possui espaço reservado para todos os públicos, sejam crianças, jovens, adultos, estrangeiros, pessoas com dificuldades de locomoção, visual e outros. É uma Biblioteca, na qual todos os amantes da cultura e da leitura, amariam conhecer.








Deixei o local encantada e pensando no quanto perdemos com tantas bibliotecas públicas no Brasil, sem investimentos. Lembrei bastante da nossa Biblioteca Pública do Amazonas, fechada há tantos anos... 



Agradeço de coração a Regina Bogestam pela dedicação com que nos recebeu. Na imagem acima Regina está no meio alardeada por mim e por Jessica Pellegrini (de tranças). Posamos orgulhosas segurando uma edição de "Pippi Långstrump", de Astrid Lindgren, um dos mais importante livros infantis sueco, traduzido para inúmeras línguas, inclusive para o português do Brasil.

Imagens: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

7 comentários

Clique aqui para comentários
marcia dias
admin
9 de agosto de 2012 17:42 ×

Achei linda esta biblioteca,isto prova o quanto a leitura e a cultura são importantes para todos.
Fiquei triste ao saber por você que a Biblioteca Pública do Amazonas está fechada há mais de 5 anos.Gostaria onde saber onde estão os responsáveis por este crime contra a cultura de um povo tão guerreiro como os amazonenses?Será que ninguém se comove com isto?Ou o que importa para as autoridades é só a copa?Acordem amazonenses e lutem pela cultura de seu estado!

Responder
avatar
Anne
admin
10 de agosto de 2012 08:31 ×

Adorei a matéria Soraia!
Que prédio lindo, e aquele gramado fora da biblioteca, nossa, é uma biblioteca dos sonhos mesmo.
Beijos e que você possar conhecer muitas e muitas bibliotecas dos sonhos por aí.

Responder
avatar
10 de agosto de 2012 11:02 ×

Sim Marcia Dias, aqui em Manaus as coisas em termos de bibliotecas não vão bem há muito tempo. Mas a notícia boa é que cansamos de esperar e desde maio de 2012 começamos o Movimento ABRE BIBLIOTECA, que tem feito alguns progressos visando reivindicar o direito a nossa Biblioteca Pública do Amazonas. Veja no blog, na lateral de enunciados o item MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA e assim poderá acompanhar o que fizemos até agora! Obrigada pelo seu comentário.

Responder
avatar
10 de agosto de 2012 11:04 ×

Que bom que gostou minha querida Katty! Vou colocar aos poucos o que estou vendo e me surpreendendo por aqui!

Responder
avatar
Ly Cintra
admin
10 de agosto de 2012 13:09 ×

Que linda!
Estou muito encantada com essa Biblioteca, me dá esperanças de que um dia a gente possa chegar lá...
Parabéns pela postagem e ótimo passeio Soraia!

:*

Responder
avatar
10 de agosto de 2012 13:15 ×

Esse também é meu sonho Ly Cintra! Fico contente que tenhas gostado! Grande beijo!

Responder
avatar
25 de dezembro de 2012 15:23 ×

Tenho muita vontade de visitar esse lugar... Estocolmo é lindo de mais, e ainda vi está Blibioteca,quero ir mesmo!! Me enterecei nesta cidade por ser fã de uma banda de Estocolmo! Tenho mt vontade de visitar c: ' hasuah *-*
Parabéns Soraia :)

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário