STOCKHOLMS STADSBIBLIOTEK - BIBLIOTECA PÚBLICA DE ESTOCOLMO - SUÉCIA

A Biblioteca Municipal de Estocolmo (Stockholms Stadsbibliotek), data de 1928 e está localizada em edifício projetado pelo arquiteto sueco Gunnar Asplund. Por fora e por dentro a construção impressiona pela beleza e funcionalidade com suas estantes em formato aberto e acesso livre.

Soube que foi uma das primeiras bibliotecas públicas da Suécia que tinha como proposta permitir ao usuário proximidade direta com o acervo. A parte mais famosa das áreas do edifício, está localizado em uma rotunda que forma com um conjunto de prateiras sobrepostas em três andares, um ambiente alegre, vibrante e colorido motivado pelas capas dos livros de literatura.

Tive o privilegio de ser guiada nessa Biblioteca, por Regina Bogestam, brasileira radicada nesse país há muito anos e que trabalha no anexo (Biblioteca Internacional) a qual, farei uma postagem especial.

Regina, gentilmente apresentou todo o espaço e foi prestando valiosas informações que proporcionavam ver uma Biblioteca Pública no seu formato mais puro em atividade. Haviam muitos usuários, muitos serviços, visivelmente muitos investimentos e excelentes condições de acessibilidade para todos.

Como toda Biblioteca Pública que se preza, a Stadsbibliotek possui espaço reservado para todos os públicos, sejam crianças, jovens, adultos, estrangeiros, pessoas com dificuldades de locomoção, visual e outros. É uma Biblioteca, na qual todos os amantes da cultura e da leitura, amariam conhecer.

Deixei o local encantada e pensando no quanto perdemos com tantas bibliotecas públicas no Brasil, sem investimentos. Lembrei bastante da nossa Biblioteca Pública do Amazonas, fechada há tantos anos...

Agradeço de coração a Regina Bogestam pela dedicação com que nos recebeu. Na imagem acima Regina está no meio alardeada por mim e por Jessica Pellegrini (de tranças). Posamos orgulhosas segurando uma edição de "Pippi Långstrump", de Astrid Lindgren, um dos mais importante livros infantis sueco, traduzido para inúmeras línguas, inclusive para o português do Brasil.

Imagens: Peter Janzon