MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA - GOIÂNIA - GOIÁS

Em breve passagem por Goiânia, capital de Goiás, tive a oportunidade de ver de perto alguns espaços culturais, vários, instalados na Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira, área considerada marco da construção da cidade.

A praça, que no momento apresenta visual pouco cuidado, abriga diversos espaços culturais como por exemplo, o Centro Cultural Marietta Teles onde estão contidos o Cine Cultura, a Galeria Frei Confaloni, a Galeria de Arte Primitivista - Sebastião dos Reis, o Museu da Imagem e do Som - MIS, a  Gibiteca e a Biblioteca Pública Estadual Pio Vargas.

No entorno da praça estão instalados outros edifícios importantes e também o Museu Zoroastro Artiaga, que infelizmente está fechado para reforma.

Ao que indica a informação produzido pelo O Popular, o Museu Zoroastro Artiaga, fechou suas portas no dia 9 de janeiro de 2014, para reparos de emergência. Não identifiquei porém, nenhuma placa observando o prazo de entrega das obras, assim como não consta no site oficial do governo informações sobre o fechamento do espaço, apenas uma placa em uma folha de papel escrita a mão com os dizeres "Estamos em Reforma". Geralmente ao realizar uma viagem, faço uma pesquisa prévia sobre os possíveis espaços de cultura que objetivo visitar, imaginei que este estaria em funcionamento.

O Museu Zoroastro  Artiaga se destaca pela arquitetura em art-déco, estilo marcante nesta em outras belas edificações da cidade. Foi fundado em 1946, com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas. Na porta de entrada fechada do Museu consta uma lista de outros espaços museológicos abertos à visitação.

O nome do Museu consiste em uma homenagem ao seu primeiro diretor, o professor Zoroastro Artiaga, que esteve por muitos anos a frente da instituição.

Uma pena ter visto um dos cartões postais de Goiânia em estado de abandono. A Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira está precisando de atenção. Quanto ao Museu Zoroastro Artiaga, espero saber em breve que o  foi reaberto.

Fotos: Soraia Magalhães