BRECHÓ MACANUDO - ROUPA, SUSTENTABILIDADE E...BIBLIOTECA


Com uma proposta que objetiva atuar no campo da sustentabilidade, o Brechó Macanudo foi inaugurado no dia 23 de agosto de 2014, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, trazendo além de roupas, calçados e acessórios, um elemento diferencial: uma biblioteca onde o cliente pode emprestar livros de literatura nacional e internacional, bem como títulos voltados para o público infantil. 


A ideia de criar o brechó surgiu quando conheci em uma viagem pela Europa, várias lojas que atuam com venda de roupas e outros objetos de segunda mão. Alguns destes, são espaços bonitos e bem decorados que carregam na bagagem, entre outras coisas, a proposta de contribuir para a diminuição do desperdício dos recursos naturais. Camila, minha filha e eu sempre gostamos de comprar objetos em brechós, seja pela questão dos preços, bem mais acessíveis ou pelas possibilidades de encontrar coisas muito interessantes.


De uma conversa sobre o assunto, Camila se entusiasmou com a proposta de começar um negócio e tocou toda a parte de decoração, organização e administração da loja. Devo confessar que foi surpreendente o que ela fez em tão pouco tempo e desde já, asseguro que não é fácil colocar em ordem peças de diferentes marcas, épocas, modelos, numerações, cores. O desafio de tornar o ambiente harmonioso foi grande..


Camila foi também a responsável pelo nome. Tinha que ser algo muito bacana, legal, interessante: então era MACANUDO, termo que o bom entendedor perceberá ao visitar o lugar que é isso e muito mais. 


Quanto aos livros, sabíamos que a maioria dos brechós vendem livros de segunda mão, porém sempre sonhamos em ter uma biblioteca comunitária e Camila, formanda do curso de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, adorou a ideia de buscarmos parceria com o amigo Marco Túlio Damascena, idealizador da Borrachalioteca de Sabará e assim, com seu apoio criamos um pequeno espaço para leitura. Uma biblioteca Macanuda que já começou a receber clientes. 


P.S O bairro Floresta, em Belo Horizonte, tem se configurado como um polo de  lojas de vestuários de segunda mão. Há pelo menos nove brechós distribuídos pela avenida Pouso Alegre e adjacências. 

O Brechó Macanudo está localizado na rua Ipiranga, n. 180 - Floresta. Bem do lado da Pouso Alegre.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários