BIBLIOTECA JOAQUIM CARDOZO OU BIBLIOTECA DO CAC - UFPE

A Biblioteca do Centro de Artes e Comunicação - CAC da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,  presta homenagem ao engenheiro e poeta Joaquim Cardozo.

Funciona em espaço amplo, climatizado e bem iluminado atendendo aos cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo,  Artes Visuais, Biblioteconomia, Cinema e Audiovisual, Dança, Design, Expressão Gráfica, Gestão da Informação, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Teatro e outros.

Possui acervo com materiais em formato impresso, eletrônico e multimídia. Em termos de espaços físicos o usuário conta com cabines individuais e para estudo em grupo, sala de pesquisa, videoteca, sala de reunião e espaço de referência.

Tive a oportunidade de  visitá-la em dois momentos, a primeira vez em um finalzinho de tarde e no outro, no horário da manhã. O bom foi poder observar o público em dois tempos diferentes, a maioria realizando suas atividades de estudo, utilizando livros e seus note books.

Foi minha cicerone no primeiro dia da visita, a amiga Daiane Rebelo (aluna do Curso de Biblioteconomia da UFPE), que me apresentou um lugar que segundo ela, vários estudantes gostam de ficar...o corredor do fundão da Biblioteca. É que além de ser silencioso, dá para usar o note book (a biblioteca tem serviço de Internet wi-fi), e...de acordo com Daiane, alguns aproveitam para dar um sonhinho de vez em quando.

No segundo dia em que realizei a visita, conheci a bibliotecária Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcellos que com grande simpatia me apresentou lugares e peças do acervo, inclusive obras raras e também aproveitou para falar sobre a origem do nome da Biblioteca, destacando os prodígios de Joaquim Cardozo que foi engenheiro responsável por significativas da obras de construção de Brasília. Nascido no Recife, dedicou-se a Engenharia e também as Letras, que era uma de suas grandes fontes de interesse.

Dentre os serviços oferecidos, a Biblioteca realiza empréstimo domiciliar, pesquisa online, consultas locais, orientação quanto ao uso do acervo, exposição das novas aquisições, acesso ao Portal de Periódicos CAPES, e-books, ABNT e BDTD online, catalogação na fonte (dissertação e tese), orientação à normalização de trabalhos acadêmicos da UFPE, e outros...

Quando visitei pela segunda vez a Biblioteca do CAC, faltavam poucas horas para me despedir dessa cidade que gostei muito. Aproveito para agradecer a Valéria pela gentileza com que me atendeu e por ter posado junto a mim nesta foto que ilustra neste post a memória de minha passagem por essa Biblioteca.

Fotos Soraia Magalhães e Daiane Rebelo