ARCA DAS LETRAS NO III CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA - RECIFE

Escrevo de Recife, Pernambuco, onde acontece desde o dia 14 de janeiro de 2014, o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, realizado com o objetivo de discutir relevantes temas relacionados ao futuro dos jovens nas áreas rurais do país.

Ontem, 15 de janeiro, durante o evento que conta com a participação de mais de dois mil jovens foram entregues dez bibliotecas rurais Arca das Letras, sendo cinco para comunidades do estado de Pernambuco e cinco para o Ceará.

Na solenidade de abertura, o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, além de destacar em sua fala os avanços relacionados a agricultura familiar no projeto de desenvolvimento do país, entregou simbolicamente para dois agentes de leitura, as bibliotecas que irão favorecer o acesso à leitura em suas comunidades.

Depois de passados os dias do evento, as bibliotecas arca, serão encaminhadas para as comunidades, junto com as caixas contendo os acervo de livros e kits que compõem os mecanismos de apoio para a realização das atividades do Programa nas comunidades.

O Arca das Letras vive um momento muito especial. Com dez anos de existência ultrapassou o marco de mais de dez mil bibliotecas rurais implantadas, favorecendo milhares de famílias que vivem em áreas rurais do país.

Na imagem abaixo Elizabeth Ribeiro (Coordenadora Substituta de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário - SRA do Ministério do Desenvolvimento Agrário), eu e Claudio (consultor do Programa Arca das Letras no Nordeste) posamos contentes com os resultados obtidos.

Dentre as demais atividades do Congresso várias oficinas e debates estão acontecendo, inclusive hoje foi realizada capacitação para os novos agentes de leitura que contou com jovens motivados e dispostos a estimular a leitura em suas comunidades, contou também com o relato de outros que já atuam como agentes de leitura e estão desenvolvendo importante papel...mas essa é outra história...deixo para o próximo post...

Fotos: Soraia Magalhães