CINEMA SÃO LUIZ E O FILME TATUAGEM - RECIFE, PERNAMBUCO



Aproveitar para conhecer espaços culturais em cidades é uma das minhas predileções e estando em Recife por três dias a trabalho, tive a oportunidade de desfrutar do Cinema São Luiz, uma das mais belas salas de exibição de filmes que já conheci...


Inaugurado em 1952, é um dos poucos cinemas de rua do país em atividade. O espaço, tombado pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) é belíssimo. Foi  no passado uma das inúmeras salas de cinema do grupo Severiano Ribeiro. 


O bom foi também poder conhecer uma produção do cinema pernambucano por meio do filme Tatuagem, de Hilton Lacerda. O longa, trata sobre um grupo de artistas pernambucanos e suas produções performáticas no período da ditadura militar, envolta na relação entre o líder da trupe e um soldado do exército. As cenas de amor entre os dois são belas e impactantes. 


Quanto ao São Luiz, conforme já destaquei o lugar é incrível. Antes de assistir ao filme o apreciador da sétima arte pode se encantar com a sala de projeção (com capacidade para 800 pessoas) e seus vitrais e detalhes nas paredes e no teto. Chama a atenção o palco com cortina vermelha. 


Muito bacana ter estado na companhia de Natália Lopes, Dinah Paula, Victor Hugo, Claúdia Fidelis, Daiane Rebelo e Jimmy Marcone. Uma noite para recordar...pelas pessoas, o local e o filme.


O Cinema São Luiz possui visual requintado e preços super acessíveis. Agradeço a querida amiga Daiane por sugerir esse programa e aproveito para indicar aos que se interessem por arquitetura, cinema, arte e cultura uma visita ao lugar pois vale muito a pena!


Fotos: Soraia Magalhaes

Comentários