BIBLIOTECA JOAQUIM CARDOZO OU BIBLIOTECA DO CAC - UFPE


A Biblioteca do Centro de Artes e Comunicação - CAC da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,  presta homenagem ao engenheiro e poeta Joaquim Cardozo. 


Funciona em espaço amplo, climatizado e bem iluminado atendendo aos cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo,  Artes Visuais, Biblioteconomia, Cinema e Audiovisual, Dança, Design, Expressão Gráfica, Gestão da Informação, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Teatro e outros.


Possui acervo com materiais em formato impresso, eletrônico e multimídia. Em termos de espaços físicos o usuário conta com cabines individuais e para estudo em grupo, sala de pesquisa, videoteca, sala de reunião e espaço de referência.


Tive a oportunidade de  visitá-la em dois momentos, a primeira vez em um finalzinho de tarde e no outro, no horário da manhã. O bom foi poder observar o público em dois tempos diferentes, a maioria realizando suas atividades de estudo, utilizando livros e seus note books. 


Foi minha cicerone no primeiro dia da visita, a amiga Daiane Rebelo (aluna do Curso de Biblioteconomia da UFPE), que me apresentou um lugar que segundo ela, vários estudantes gostam de ficar...o corredor do fundão da Biblioteca. É que além de ser silencioso, dá para usar o note book (a biblioteca tem serviço de Internet wi-fi), e...de acordo com Daiane, alguns aproveitam para dar um sonhinho de vez em quando. 


No segundo dia em que realizei a visita, conheci a bibliotecária Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcellos que com grande simpatia me apresentou lugares e peças do acervo, inclusive obras raras e também aproveitou para falar sobre a origem do nome da Biblioteca, destacando os prodígios de Joaquim Cardozo que foi engenheiro responsável por significativas da obras de construção de Brasília. Nascido no Recife, dedicou-se a Engenharia e também as Letras, que era uma de suas grandes fontes de interesse.


Dentre os serviços oferecidos, a Biblioteca realiza empréstimo domiciliar, pesquisa online, consultas locais, orientação quanto ao uso do acervo, exposição das novas aquisições, acesso ao Portal de Periódicos CAPES, e-books, ABNT e BDTD online, catalogação na fonte (dissertação e tese), orientação à normalização de trabalhos acadêmicos da UFPE, e outros...


Quando visitei pela segunda vez a Biblioteca do CAC, faltavam poucas horas para me despedir dessa cidade que gostei muito. Aproveito para agradecer a Valéria pela gentileza com que me atendeu e por ter posado junto a mim nesta foto que ilustra neste post a memória de minha passagem por essa Biblioteca.

Fotos Soraia Magalhães e Daiane Rebelo

Comentários

  1. Maria Valéria Vasconcelos28 de janeiro de 2014 09:37

    Muito obrigada por divulgar a nossa biblioteca e o nosso trabalho.
    Agradeço também as palavras de carinho.
    Esperamos a sua próxima visita.
    Um abraço,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, adorei visitar vocês, espero voltar algum dia. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAZ DE BIBLIOTECA - DIREITOS DO LEITOR, POR DANIEL PENNAC

Salamanca, algumas bibliotecas em 2021

EU NÃO TENHO O HÁBITO DA LEITURA...