O TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE MANAUS: BONDES, ÔNIBUS DE MADEIRA E METÁLICOS


Foram especiais os dias que passei em Manaus com a oportunidade de aproveitar minha família, encontrar amigos e acompanhar de perto os ajustes finais para a publicação de meu livro "O transporte coletivo urbano de Manaus: Bondes, ônibus de madeira e metálicos". 

Essa semana, o material segue para a gráfica e sem nenhuma pendência. O livro que foi editado pela Editora da Universidade do Amazonas - EDUA, estará muito em breve pronto para ser lançado.


As imagens aqui postadas, são apenas da "boneca do livro", mas achei legal apresentar assim mesmo. O conteúdo refere-se ao resultado da pesquisa que realizei durante os estudos no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia  (PPGSCA),  quando realizei o mestrado entre 2001 e 2003. 

Trata-se de uma reflexão construída a partir do volume de 1.904 fontes primárias que remontam a trajetória histórica do transporte coletivo urbano de Manaus, no período entre 1896 a 1980.

Trabalhei por 18 anos no segmento do transporte urbano de Manaus, junto ao órgão gestor e foi a partir dessa experiência que nasceu o desejo de conhecer e aprender por meio dos registros históricos um pouco da nossa cidade sob o prisma dos transportes urbanos. 


A publicação tem o apoio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), fator que me enche de orgulho por que me sinto em casa nesta instituição onde tenho grandes amigos.

Não poderia deixar de valorizar e agradecer o empenho da querida Maria Ivanilde Oliveira,  bem como o apoio do Secretário Pedro da Costa Carvalho por justificarem no âmbito legal, a importância desta publicação para os estudos no segmento dos transportes urbanos em nossa cidade.


Não seria justa se não corresse para contar aos amigos do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB, em especial ao querido Professor José Aldemir de Oliveira, que por sinal fez o belo texto de apresentação do livro. 

Retorno hoje à Brasília, mas com a sensação de ter realizado coisas significativas nessa breve passagem por Manaus. Agora é aguardar o retorno para o lançamento desse trabalho.

P.S Consta na capa da "boneca" data de 2012 (faz tempo que esse trabalho está em vias de ser publicado). 


Fotos: Marcos Paulo e Phellipe Magalhães

Comentários