A BELEZA DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO AMAZONAS

Em novembro de 2013, escrevi o artigo Belas bibliotecas do Brasil: o que cada uma delas tem de especialpublicado na Revista Biblioo onde apontei uma lista das dez bibliotecas mais bonitas que visitei no Brasil. Entre estas estava a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas que possui belíssima arquitetura.

Mas houve quem questionasse a escolha pelo simples fato de achar que por ser amazonense estava puxando a sardinha para a nossa brasa, por isso, estando em Manaus, no primeiro dia em que cheguei, visitei a nossa Biblioteca e fiz essas imagens para que outros possam apreciar sua belaza.

Era dia 30 de dezembro e quase não haviam usuários, mas soube que muitos tem usufruído do espaço  que foi reaberto em 30 de janeiro de 2013, após quase sete anos em que permaneceu fechado para reforma .

É uma biblioteca com áreas incríveis, apesar do estilo austero e por isso me sinto honrada por poder citá-la entre uma das mais bonitas do Brasil.

Contudo, penso que Manaus precisa além desse espaço de memória, de um outro mais jovial que ofereça maiores possibilidades de diversão e cultura, especialmente para os jovens...talvez a Casa de Leitura Thiago de Mello venha para viabilizar essa lacuna...

Fotos: Soraia Magalhães