SPÅRVÄGSMUSEET - MUSEU DOS TRANSPORTES URBANOS - ESTOCOLMO

O Museu dos Transportes Urbanos, de Estocolmo, Suécia, reúne de forma surpreendente a memória dos meios de locomoção da cidade, remontando desde pequenas embarcações, carroças puxadas por cavalos, bondes elétricos, ônibus e o metrô com seus carros eléctricos e outros veículos modernos.

O Museu, dotado de excelente infraestrutura, logo na entrada, dispõe de uma pequena biblioteca com temática especializada, composta por livros, periódicos, fotos e mapas.

A quantidade de veículos preservados é enorme. Assim como foram preservados muitos filmes referentes a vida urbana da cidade e seus veículos nas décadas de 40, 50, 60...

Não é muito comum em museus a possibilidade de tocar, entrar...pois no Museu dos Transportes de Estocolmo, em alguns carros, é possível assentar e imaginar como era no passado o ir e vir dessa cidade. Não apenas no interior dos bondes, mas também nos ônibus, vagões de trem e outros.

Há uma grande riqueza de informações desde imagens de propaganda de diversas épocas utilizadas no interior dos veículos, assim como materiais de semáforos, abrigos, sinaleiros, poltronas e outros.

Do metrô de Estocolmo, que é considerado um dos mais bonitos da Europa, há uma pequena réplica que aponta informações sobre elementos artísticos presentes em várias estações.

É um Museu que tem tudo haver com as crianças, haja vista que possui salas de jogos educativos voltados para a temática do transporte público e uma exposição de locomotivas de brinquedos e bondes. É válido destacar que no mesmo edifício se encontra também o Museu dos Brinquedos!

Muito legal a existência de uma pequena cópia dos carros do metrô de Estocolmo. Esses modelos pararam de  circular há cerca de dez anos. Por meio dessa pequena linha, as crianças e os adultos podem novamente sentir a sensação de circular entre os carros antigos em exposição e chamar a atenção daqueles que percorrem o local.

Visitei o Museu no último sábado, dia 11 de agosto de 2012, contudo, sendo essa cidade tão cheia de coisas lindas para ver e fazer, não havia tido tempo para escrever sobre tão boa experiência.

Tendo pesquisado a evolução do transporte coletivo urbano em minha cidade (Manaus) não poderia deixar de valorizar o fato de ver tudo o que foi preservado aqui em Estocolmo, por isso, encerro essa postagem com uma citação de meu próprio trabalho intitulado " Transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálico" que conclui:
ao compreendermos a evolução natural dos avanços tecnológicos para a melhoria da mobilidade urbana, faz-se necessário, apontar um grave fator esquecido pelo poder público nos parâmetros dos transportes coletivos em Manaus: a falta de uma política voltada para a preservação da memória desses serviços, visto não terem sido conservados elementos representativos de sua trajetória, seja dos bondes elétricos, ônibus de madeira, veículos da Transportamazon ou de outras empresas que não “sobreviveram” ao processo de abandono em suas fases de declínio.
Parabéns às cidades que adotaram e adotam essas práticas. Dedico essa postagem, à amiga Maria Ivanilde Oliveira que assim como eu, tem admiração por esses serviços tão vitais no desenvolvimento de uma cidade.

Imagens: Peter Janzon