INTERNATIONELLA BIBLIOTEKET - BIBLIOTECA INTERNACIONAL DE ESTOCOLMO - SUÉCIA

No dia nove de agosto de 2012, vivi praticamente meu primeiro dia na Suécia e desfrutei da possibilidade de ver, em atividade duas importantes bibliotecas. A primeira, a Biblioteca Municipal de Estocolmo e a segunda, a Internationella Biblioteket (Biblioteca Internacional).

A Biblioteca Internacional, funciona em um edifício anexo à Biblioteca Municipal de Estocolmo e tem por finalidade oferecer acesso a rico acervo composto por cerca de 220 mil livros em mais de 100 diferentes línguas, bem como jornais e revistas do mundo inteiro.

O espaço é confortável e oferece acervo formado por livros de ficção e não ficção para crianças e adultos, dicionários e enciclopédias, jornais e revistas, fitas VHS/DVD, discos CDs com músicas do mundo inteiro, computadores com acesso a Internet e além de tudo isso, realiza ainda, eventos e exposições voltados para os usuários estrangeiros.

Apesar de esperar tudo de bom das bibliotecas desse país, ainda assim, foi uma grande surpresa encontrar um espaço com tanto potencial, com destaque para o pessoal capacitado para falar em diversificados idiomas, inclusive em português, como é o caso da brasileira Regina Bogestam, responsável pela aquisição de acervos em nossa língua e outras mais.

A Biblioteca, além de super interessante é também muito visitada.

Regina tem formação em Letras e mora há mais de 30 anos na Suécia. Foi de uma riqueza enorme sua atenção e cordialidade. Por mais de duas horas me recebeu e apresentou cada espaço, explicando serviços e dados sobre o acervo.

Foi muito gratificante e agradeço à Regina toda sua atenção!

Pretendo não me alongar nessas postagens. Por que? Uma amiga perguntou: Quanto tempo te consome esse trabalho? Uma faixa de duas ou até três horas cada postagem.... Sendo assim, como estou viajando prefiro me dedicar intensamente as coisas que estou vivendo.

Imagens: Peter Janzon