INTERNATIONELLA BIBLIOTEKET - BIBLIOTECA INTERNACIONAL DE ESTOCOLMO - SUÉCIA


No dia nove de agosto de 2012, vivi praticamente meu primeiro dia na Suécia e desfrutei da possibilidade de ver, em atividade duas importantes bibliotecas públicas. A primeira, a Biblioteca Municipal de Estocolmo e a segunda, a Internationella Biblioteket (Biblioteca Internacional).


A Biblioteca Internacional, funciona em um edifício anexo à Biblioteca Municipal de Estocolmo e tem por finalidade oferecer acesso a rico acervo composto por cerca de 220 mil livros em mais de 100 diferentes línguas, bem como jornais e revistas do mundo inteiro.



O espaço é confortável e oferece acervo formado por livros de ficção e não ficção para crianças e adultos, dicionários e enciclopédias, jornais e revistas, fitas VHS/DVD, discos CDs com músicas do mundo inteiro, computadores com acesso a Internet e além de tudo isso, realiza ainda, eventos e exposições voltados para os usuários estrangeiros.




Apesar de esperar tudo de bom das bibliotecas desse país, ainda assim, foi uma grande surpresa encontrar um espaço com tanto potencial, com destaque para o pessoal capacitado para falar em diversificados idiomas, inclusive em português, como é o caso da brasileira Regina Bogestam, responsável pela aquisição de acervos em nossa língua e outras mais. 


A Biblioteca, além de super interessante é também muito visitada, durante os momentos passados em seu interior foi possível perceber a presença de usuários por todos os ambientes. 


Regina que tem formação em Letras e mora há mais de 30 anos na Suécia, foi de uma riqueza enorme, fiquei muito feliz por sua atenção e cordialidade. Por mais de duas horas me recebeu e apresentou cada espaço, explicando serviços e dados sobre o acervo.  


Foi uma grande aula conhecer esse espaço, bem como perceber o quanto de investimento o governo sueco predispõe às bibliotecas públicas.

........


Hoje, dia 31/10/2019 revisitei esse post por que soube que a Internationella Biblioteket já não mais estará no mesmo lugar. Parece que o acervo será transferido para outro espaço. Fiquei triste. Possuía enorme diferencial entre as boas Bibliotecas vistas na Suécia. 

Imagens: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário