BIBLIOTECA NA RUA - MAIS UMA AÇÃO DO MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA






Foi sábado, dia 04 de agosto de 2012, a realização de mais uma das atividades do Movimento ABRE BIBLIOTECA, que aconteceu no horário das 08 às 12 horas, em frente a Biblioteca Pública do Amazonas.

A ação cultural intitulada BIBLIOTECA NA RUA, teve por objetivo instigar a população amazonense a pensar sobre os serviços que uma biblioteca pública pode oferecer e também servir de protesto pelo fato de estarmos há mais de cinco anos sem esse tipo de serviços.





O evento foi bonito e contou com a participação de vários bibliotecários, bem como profissionais de outras áreas que auxiliaram na coleta de assinaturas e na explicação (para os que passavam), do que estava acontecendo e o por que de nossa presença ali. Mais uma vez, senti falta dos estudantes e chego a conclusão que os nossos jovens estão cada vez mais acomodados...

Para o evento, conseguimos fechar a rua Barroso, desde o trecho entre a avenida Sete de Setembro e Henrique Martins, pois contamos com o apoio da Manaustrans. O local assim, pode dispor de mesas e cadeiras e muitos livros e jornais que foram folheados e alguns até levados, já que conseguimos algumas doações.


Iniciamos o evento fazendo novamente a leitura da Carta Aberta ao Governador Omar Aziz, na qual pedimos uma data para a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas. Uma data efetiva, com a palavra de que realmente o espaço será reaberto e que a sociedade poderá se preparar para festejar o feito. Em seguida, tivemos uma fala do Deputado José Ricardo, que desde o princípio vem apoiando o Movimento. 



Ao longo da manhã, houve o lançamento de "A Caçada do Snark", livro, traduzido para o português pelo escritor amazonense Jorge Bandeira (editado pela Valer). A obra é de Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas". O bacana foi ver que muitos trauseuntes, pararam para apreciar e até  para comprar o livro!



Como forma de protesto, por não termos acesso as dependências da Biblioteca, Jorge Bandeira preparou um lançamento criativo e performático. Lançou seu livro fazendo uso do corpo de dois jovens atores, que se transformaram em mesa e cadeira para que o escritor pudesse sentar e autografar a obra...

Outro bonito momento, aconteceu ao som das palavras do escritor, poeta e artista amazonense Alessandro Saraiva que declamando poesia quase ao meio dia, debaixo de um sol escaldante recebeu literalmente acaloradas palmas dos que estavam presentes.


Fiquei muito feliz com a participação do Instituto Ler para Crescer, com os amigos Elaine Elamid e Tommaso Lombardi,  que trouxeram as crianças mediadoras de leituras com suas indumentárias, tenda, tapete e livros e logo se colocaram a disposição para ler para quem parasse para ouvir. O Instituto, desenvolve bonita atuação trabalhando com crianças no incentivo à leitura em vários bairros carentes da cidade de Manaus.




Outro grupo que encantou quem passou na Barroso, foram as crianças da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizado no bairro 11 de Maio - Colônia Antônio Aleixo, onde a amiga Katty Anny Nunes, atua como Bibliotecária e tem a parceria de Marisa Lima para auxiliá-la, no PIL - Projeto de Incentivo à Leitura. 

Para o evento Marisa fez questão de providenciar para a meninada "roupinhas" amarelas adequadas a cor do Movimento ABRE BIBLIOTECA. As crianças, que haviam participado de oficina sobre poesia, tiveram a inspiração para propor doces abordagens...quem passava, podia ouvir pequenas poesias...Lindo, lindo, lindo!





O Biblioteca na Rua, teve um saldo excelente. Nesse dia, fizemos oficialmente o lançamento do hit da campanha “Abre Biblioteca” e conseguiu coletar muitas assinaturas. Com certeza chamou atenção para o problema da falta de responsabilidade do poder público com os aspectos que compõe a política cultural no campo da leitura e o acesso a informação. 

Mas apesar disso, concluímos com essa experiência, que é muito difícil estimular a leitura a céu aberto, no sol escaldante da  cidade de Manaus, pois no horário entre as 10 as 12 horas o asfalto assombra...E é por isso que continuaremos clamando ABRE BIBLIOTECA!






O evento foi muito bonito e aproveito para agradecer a todos os amigos e profissionais de diversas áreas que compareceram e ajudaram, assim como todos que assinaram a petição. Agradeço ainda aqueles que não puderam estar presente, mas que tem auxiliado como podem nessa causa.

Segue abaixo algumas imagens das pessoas que fizeram questão de posar com o cartaz do Movimento ABRE BIBLIOTECA!








Fotos: Soraia Magalhães (exceto as em que estou posando)

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada Professor José Ribamar Bessa Freire, seu entusiamo, pela mesma causa, nos motiva!

      Excluir

Postar um comentário