SANDHAMN - BIBLIOTECA COMUNITÁRIA - UMA ILHA SUECA


Sandhamn é uma belíssima ilha que possui a estrutura de uma pequena e charmosa cidade com praia de areia branca, local, ideal para compreender a obsessão dos suecos pelo verão.


Ao visitar  Sandhamn, soube da existência de uma biblioteca comunitária nas imediações e tive a oportunidade de conhecer não apenas esse espaço, mas também uma escritora famosa que retira muito de suas inspirações, a partir desse ambiente.

Pelo que pude compreender a biblioteca comunitária funciona no interior da escola local e durante o verão, um dia na semana, (as terças-feiras), por aproximadamente três horas, recebe os interessados em realizar leituras e empréstimos de livros.

   
Enquanto visitávamos Sandhamn, aconteciam os preparativos para filmagens na ilha e sem saber do que se tratava, começamos a procurar pela pessoa que disseram ser a responsável pela biblioteca, seu nome: Viveca Sten.  Sem muito esforço, a encontramos próximo ao pessoal das filmagens e assim soubemos que se tratava da escritora.

Viveca Sten, indicou o jovem Alexander Sten que cuida atualmente da biblioteca durante o verão.  Menino educadíssimo, nos levou ao interior da biblioteca e falou de seu trabalho emprestando livros.


 Perguntamos a Alexander se gostava de ler e ele respondeu com um bonito sorriso:

- Não tive muita escolha, minha mãe é escritora...

O local, possui bom espaço para leitura com cadeiras, mesas, sofá e muitos livros oriundos da doação da própria comunidade. Foi uma boa surpresa tomar conhecimento da existência de uma biblioteca comunitária na Suécia!



Ao concluirmos nossa visita e quando já íamos desfrutar dos belos recursos naturais da Sandhamn, encontramos novamente Viveca Sten e pude assim registrar esse encontro com a imagem que deixo aqui e com a qual apresento também meus agradecimentos.



Ontem, visitando amigos de Peter Janzon, na linda ilha Tranholmen, ao contarmos essa experiência, recebemos de presente um dos livros da escritora...da minha parte, como não domino o idioma, vou esperar a tradução da obra em português...

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Muito bonito trabalho, Soraia. Depois de conhecer você e de conhecer o trabalho que vem fazendo em prol da leitura e do conhecimento, é fácil saber por que escreveu Lia sempre lia. Foi um prazer tê-la conhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Neiza Teixeira, conhecê-la também me deixou muito feliz. Obrigada por acreditar em Lia sempre lia e por suas doces palavras de apresentação do livro.

      Espero que suas férias estejam muito felizes e que o ano de 2013 seja muito especial!

      Foi um prazer conhecê-la!!!

      Excluir

Postar um comentário