METRÔ DE SÃO PAULO, BIBLIOTECAS E MÁQUINAS DE LIVROS


Faz dois anos que Camila e eu visitamos a capital de São Paulo e dentre as diversas coisas bacanas que vimos, destaco as áreas internas do metrô, que dispõe de pequenas bibliotecas e também máquinas de livros. 


Com base numa pesquisada breve, descobri que para atender a população que percorre a cidade todos os dias, existem quatro bibliotecas que trazem o nome Embarque na Leitura. Elas integram o projeto "Ler é Saber" do Instituto Brasil Leitor (IBL), que consiste numa parceria entre o Metrô de São Paulo e o IBL, entidade que administra as bibliotecas, facilita o acesso aos livros e oferece acervos completos para empréstimo gratuito.


Já estávamos contentes por ver as bibliotecas, quando nos deparamos com uma máquina de livros. Era do tipo que se vê em filme (mas as dos filmes vendem refrigerantes). Com livros nunca havíamos visto e ficamos impressionadas.


Naquela época, as máquinas ofereciam livros com valores a partir de R$ 2,00, mas atualmente soube que há uma promoção que diz "Pague quanto acha que vale"...Como a máquina não aceita moedas, e como a menor nota em papel é R$ 2,00, continua um bom valor! Bons títulos à preços muito acessíveis!


O metrô de São Paulo é um mundo. Tantas linhas, tanta gente, tantos destinos, tantas coisas. E o lugar parece ainda maior, para alguém que saiu de Manaus para encontrar a filha, que saiu de Belo Horizonte e que, de forma combinada deveria esperar a mãe na estação de desembarque rodoviário.


A teimosa não estava. E por celular, novo combinado. - Fica ai, vou te encontrar...Apesar do desconhecido, facilmente nos achamos e em meio a choro, alívio e saudade começamos naquele momento a viver um final de semana dos mais feliz. Um aniversário para comemorar, o aniversário da minha Mila, filha querida que vivo apresentando por aqui.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. As máquinas Belo Horizonte ainda não tem, mas biblioteca no metrô BH tem também!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que no metrô de BH tem biblioteca. Em breve irei visitar e tomara que até lá as máquinas também cheguem a essa querida cidade!

      Excluir
  2. Que lindo, mãezinha, que lindo!
    Que saudade de viajar com você, meu coração tá precisando tanto! Não vejo a hora de caçar biblioteca por aí quando eu chegar em julho. Obrigada pelas mil e uma homenagens, mas quem merece meu orgulho é você, viu? Tô muito orgulhosa mesmo com tudo que você tá fazendo por Manaus.

    Um beijoooooo! eu amo vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário