BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS - ESTAMOS CONTANDO OS DIAS

Inspirados na luta dos bibliotecários espanhóis que criaram o movimento Marea Amarilla (maré amarela), com o objetivo mostrar a sociedade o valor das bibliotecas públicas, bem como lutar contra cortes de recursos para a manutenção desses espaços, nós aqui no Amazonas, começamos uma campanha pela reabertura da Biblioteca Pública Estadual, fechada há cinco anos.

Essa postagem tem o objetivo de ser breve, apenas destacar a crescente adesão de cidadãos ao movimento ABRE BIBLIOTECA, sejam do Amazonas, de outros estados brasileiros, ou até de outros países, como por exemplo, a Espanha, que divulgou nossas ações em blogs bibliotecários.

O movimento Abre Biblioteca, teve início no dia 9 de maio e em dez dias conseguimos mais de 1600 assinaturas, em formato online e impresso, bem como a manifestação pública de artistas, bibliotecários, profissionais de diversas áreas, estudantes e a sociedade em geral.

Com o pronunciamento do Secretário de Cultura na imprensa local, soubemos da possibilidade de  termos o espaço reaberto num prazo entre 45 a 60 dias, por isso estamos literalmente contando os dias, inclusive, de forma visual, já que estarmos postando no Facebook a cada dia uma imagem correspondente a numeração (ver imagem acima).

Com a melhor das previsões, contando desde hoje, faltam somente 42 dias. Seguimos esperançosos pelo cumprimento desse prazo!

Ver os sites em espanhol:

La Marea Amarilla llega a las bibliotecas del Amazonas del Brasil