BIBLIOTECA FIOCRUZ AMAZÔNIA

Apesar de estar tão envolvida com o movimento ABRE BIBLIOTECA, não deixarei de apresentar informações sobre bibliotecas visitadas e ações que merecem ser destacadas, como é o caso da Biblioteca da Fiocruz aqui no Amazonas, dirigida pelo bibliotecário Ycaro Verçosa dos Santos.

Pertencente ao Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), as atividades tiveram inicio em 2002, visando oferecer suporte documental à pesquisadores e discentes dos cursos oferecidos pela instituição com informações voltadas para a área de saúde pública no Amazonas.

Com um acervo formado por periódicos científicos, monografias (livros, folhetos, teses e dissertações) e materiais especiais (DVDs; CD-ROMs), possui publicações nas seguintes sub-áreas temáticas: saúde indígena, saúde ambiental, saúde mental, sistema público de saúde (SUS), epidemiologia e antropologia da Saúde.

Integrada a Rede de Bibliotecas da Fiocruz,  a Biblioteca possui boa infra-estrutura, com salas de estudo, sala de reuniões e computadores com acesso à Internet.

Dessa experiência, além de rever o amigo Ycaro, o que achei mais bacana foi saber que a BIBLIOTECA É ABERTA A QUALQUER INTERESSADO, não estando restrita apenas aos usuários internos.

Visitei a Biblioteca da Fiocruz aqui em Manaus, duas vezes e já deveria ter feito essa postagem, porém, foi até bom ter demorado, pois na segunda oportunidade pude descobrir a nova maneira que Ycaro vem adotando para agradar seus usuários...ele agora, coloca sobre o balção de informações balas para adoçar a vida dos que buscam informação...Tem dado bons resultados...

Ycaro foi meu professor na graduação do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas, tenho um carinho enorme por ele e sua esposa Marilice Gadelha, que também é bibliotecária!