LER PARA CRESCER - II CONVIVÊNCIA


Já se passaram alguns dias, mas assim mesmo, escrevo para contar um pouquinho do quanto foi belo o final de semana que passamos na sede do INSTITUTO LER PARA CRESCER. Esse momento, marcou o segundo encontro de convivência de voluntários de 2012, evento que já era esperado com ansiedade por todos.

Constava na programação que eu ministraria uma oficina de Contação de História, pois além das leituras tão comuns nas atividades do LPC, também temos o desejo de realizar esse tipo de trabalho com o objetivo de envolver ainda mais nossas crianças no universo mágico permeado por histórias e livros. 



A oficina foi muito legal e deu origem variadas informações técnicas e entre outras coisas, horripilantes gargalhadas de bruxas (algumas tímidas), mas todas muito engraçadas e a revelação de vários talentos. Foi necessário quebrar o gelo, então todos de posse de leituras prévias iniciaram o trabalho de contar, ao invés de ler, as histórias de seus livros preferidos.

Para uma primeira experiência todos foram super bem e o que mas contou foi a disposição para participar, se superar e aprender. Foi somente o princípio de um trabalho, que pode gerar muitos frutos...




A programação no primeiro dia, contou ainda com a palestra "O sentido de ser voluntário", ministrada pelo psicólogo Aurami Cardoso que de forma super bem humorada nos fez refletir sobre doação. 

A noite, nada de descansar... todos seguimos para a BIENAL DO LIVRO, onde pudemos fazer belas e animadas fotos.


O segundo dia foi mais preguiçoso, talvez por que todos precisassem de um descanso já que o dia anterior havia sido puxado...acabamos por dormir mais, conversar entre si e conviver sem que houvesse uma atividade tão definida...

Na tardinha, porém, o encerramento foi belo, sensível e terno como são os encontros que permeiam o LPC. Com um delicioso jantar, visitas queridas que chegaram para saborear as gostosuras e também as bonitas apresentações.

Os destaques foram Alisson que contou "Zé Murieta, o homem da capa preta" e as parcerias entre Nádia e Tomasso com a sensacional "Menina bonita do laço de fita". O encerramento ocorreu ao som de cantigas de roda e boas risadas coroando assim, a segunda edição de convivência de 2012.

______

O Ler para Crescer, em seus seis anos de existência já auxiliou na criação de sete bibliotecas/brinquedotecas, fazendo articulação com as comunidades e estimulando as práticas de leitura.

Comentários