NAVIO RAINBOW WARRIOR 3 DO GREENPEACE TEM BIBLIOTECA

O Rainbow Warrior 3 é o novo navio de campanha do Greenpeace e nos dias 24 e 25 de abril de 2012, no horário das 10h às 17h, está oferecendo oportunidade para que a população manauara possa conhecer suas instalações.

Chamado de Guerreiro do Arco-Íris, o navio é dotado de elementos de sustentabilidade, sendo projetado para produzir pouco impacto ao meio ambiente. Para tal, usa bem mais a força do vento que o motor, entre outras funções.

Tenho grande simpatia pelo Greenpeace por sua atuação na defesa do meio ambiente, pela proposta de promover a paz e a mudança de atitudes. Então, acredito que as pessoas que fazem parte desse trabalho, são sensíveis e abertas as formas de conhecimento. E por isso mesmo, boas leitoras?

Minha motivação em visitar o navio era buscar a existência de uma biblioteca em seu interior e foi super gratificante descobrir que havia.

Num espaço chamado Sala de Comunicações, a biblioteca é formada por uma estante com livros em diversos idiomas e áreas do conhecimento (literatura, dicionários, técnicos, guias de viagens...) possui também vários álbuns fotográficos que remontam campanhas da organização em diferentes países. Atende cerca de 18 usuários (quantidade total da tripulação). O lugar é bonito, bem iluminado, descontraído...muito ao jeito despojado dos integrantes do Greenpeace.

Para aqueles que tem a concepção de que biblioteca é somente algo grandioso, não se enganem. Na verdade existem muitos tipos de bibliotecas. Grandes e pequenas, individuais ou coletivas, deficientes ou excelentes bibliotecas...A do Rainbow Warrior 3 me pareceu muito boa...boa para atender as necessidades de seus usuários.

Foram companheiros nessa visita, os amigos Katty Anne Nunes e Gutemberg Praia. Deixo meus agradecimentos a Bernardo Camara e a Penny Gardner, pela simpatia e disponibilidade em revelar, nesse espaço restrito a visitação, os objetos de leitura dessa incrível embarcação.

Para ver um pouco mais do navio e da biblioteca assista matéria produzida em vídeo pelo JORNAL DO AMAZONAS .