TEATRO NACIONAL DA COSTA RICA


O mais bonito edifício da cidade de San José, na Costa Rica, é sem dúvida, o Teatro Nacional. Muito bem localizado (na praça da Cultura), impressiona, seja dia ou noite. Digo isso por que quando cheguei era noite e foi marcante vê-lo iluminado. Pela manhã, muito lindo vê-lo à luz do sol.


Inaugurado em 1897, sua construção se deve aos recursos provenientes da comercialização do café. Assim como o Teatro Amazonas (no Brasil), construído com recursos da borracha. Nos dois casos, para atender a elite que necessitava de entretenimento.


Pesquisando sobre o assunto, descobri que foram criados impostos sobre as exportações do café, e depois, até do arroz e feijão, para arrecadação das condições necessárias para que o edifício pudesse ser eregido com os melhores materiais, muitos desses trazidos da Europa (ferro, mármore, etc). A construção durou sete anos.



O Teatro Nacional da Costa Rica é ícone do turístico em San José e foi declarado monumento nacional em 1965. A partir dessa data, o estado reconheceu oficialmente sua importância arquitetônica, patrimonial, cultural e histórica. Nos dias atuais, desempenha principal papel no campo das apresentações artísticas. 


O Teatro, oferece espaço de convivência num simpático café e recebe inúmero turistas todos os dias em suas áreas internas. Em muitos aspectos se parece com o Teatro Amazonas, no Brasil.





É realmente um teatro museu, lugar para prestar atenção aos detalhes (pois são muitos). Recomendo sentar na praça e admirá-lo, quem sabe após visita para refletir sobre os aspectos históricos e econômicos que levaram a sua construção.

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Que lugar fantástico, difícil imaginar que em volta dele existe um país tão pobre... As fotos ficaram lindas. cada vez que vejo fotografias e relatos sobre lugares diversos do mundo, reacendo em mim a vontade de me desprender, de viajar e acumular impressões e experiências...

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno, que bom que você gostou das imagens. O lugar é maravilhoso mesmo. Mas sabe, a Costa Rica não é um país tão pobre, ao contrário. Creio que dos países da América Central ele ocupa uma das melhores condições, como por exemplo, baixa taxa de analfabetismo e de mortalidade infantil e boa expectativa de vida. O país é pequeno, a capital é singela e para mim, é bonita...

    Sabe, há muito aprendizado nos esperando nessa vida quando nos desprendemos. Faça isso! Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário