TEATRO NACIONAL DA COSTA RICA

O mais bonito edifício da cidade de San José, na Costa Rica, é sem dúvida, o Teatro Nacional. Muito bem localizado (na praça da Cultura), impressiona, seja dia ou noite. Digo isso por que quando cheguei era noite e foi marcante vê-lo iluminado. Pela manhã, muito lindo vê-lo à luz do sol.

Inaugurado em 1897, sua construção se deve aos recursos provenientes da comercialização do café. Assim como o Teatro Amazonas (no Brasil), construído com recursos da borracha. Nos dois casos, para atender a elite que necessitava de entretenimento.

Pesquisando sobre o assunto, descobri que foram criados impostos sobre as exportações do café, e depois, até do arroz e feijão, para arrecadação das condições necessárias para que o edifício pudesse ser elevado com os melhores materiais, muitos desses trazidos da Europa (ferro, mármore, etc). A construção durou sete anos.

Ícone do turístico em San José, foi declarado monumento nacional em 1965. A partir dessa data, o estado reconheceu oficialmente sua importância arquitetônica, patrimonial, cultural e histórica. Nos dias atuais, desempenha papel principal no campo das apresentações artísticas.

O Teatro, oferece espaço de convivência num simpático café e recebe inúmero turistas todos os dias em suas áreas internas. Em muitos aspectos se parece com o Teatro Amazonas, no Brasil.

É realmente um teatro museu, lugar para prestar atenção aos detalhes (pois são muitos). Recomendo sentar na praça e admirá-lo, quem sabe após visita...refletindo por exemplo, sobre os aspectos históricos e econômicos que levaram a sua construção.

Fotos: Peter Janzon