CASA AMARELA - BIBLIOTECA - SAN JOSÉ - COSTA RICA

San José, capital da Costa Rica é o centro político e econômico do país. Uma cidade bonita, que possui importantes espaços culturais, como por exemplo, a Casa Amarela que corresponde a uma edificação que, além de exercer várias funções burocráticas, possui uma biblioteca especializada e um espaço museológico.

Localizado na área central da cidade, bem em frente ao Parque Espanha, o prédio já foi chamado de Palácio da Paz da América Central, mas por causa da cor da área externa, ficou efetivamente conhecido por Casa Amarela. Desde 1976 é considerado Monumento Nacional e possui um vasto material sobre a vida do diplomata e historiador costarricense Manuel María de Peralta.

A Biblioteca recebe o nome de León Fernández Bonilla e possui acervo composto por documentação relacionada à história diplomática da Costa Rica e materiais com temas voltados para política exterior.

Quando lá estive, fui recebida pelo Bibliotecário Luis Gonzales que, de forma muito atenciosa, me falou sobre serviços, usuários e aproveitou para mostrar raridades, destacando que o acervo começou a ser formado a partir de 1920. Dentre os usuários que mais procuram a instituição, destacam-se os estudantes de cursos de diplomática ou estudiosos sobre a área.

Foi muito interessante conhecer aspectos de uma biblioteca especializada em San José, na Costa Rica, por isso deixo registrado meus agradecimentos a Luis Gonzales pela simpatia e atenção dispensada!

Fotos: Peter Janzon