MUSEU NACIONAL DA COSTA RICA

O turismo é uma das principais atividades econômicas da Costa Rica e San José, sua capital, possui teatros, museus, galerias, bibliotecas, vida noturna agitada e muito mais.

Um dos lugares que vale muito a pena conhecer é o Museu Nacional. Instalado num edifício, chamado de Quartel Bellavista, possui acervo riquíssimo dividido por diferentes coleções com temáticas nas áreas de antropologia, história nacional e historia natural.

O prédio em si é uma viagem no tempo. De longe, tem o aspecto de uma antiga fortaleza. O espaço porém, oferece condições para que os visitantes possam conhecer bastante sobre o país, e dentre os materiais em exposição, os mais impressionantes são as esferas de pedra.

Bolas enormes, algumas com até dois metros e meio de diâmetro, são os mais intrigantes artefatos da arqueologia indígena da Costa Rica. Curioso é que não existem muitas informações sobre sua origem ou para que serviam. Dói saber que muitas foram destruídas por inescrupulosos que acreditavam que dentro poderia haver tesouros.

Há muito para se ver no Museu Nacional da Costa Rica. Lembro bem dos artefatos arqueológicos e da sala colonial com mobiliário trazido pelos espanhóis e arte sacra. Inesquecível também a parte da cadeia e os buracos de bala...Gostei também de ver as carroças coloridas e o borboletário na entrada do Museu.

O Museu Nacional da Costa Rica possui uma biblioteca especializada. A valorização da pesquisa vem impulsionando projetos nas diversas áreas para a qual o museu está concentrado.

Fotos: Peter Janzon