EDIFÍCIO METÁLICO - BIBLIOTECA DA ESCUELA BUENAVENTURA CORRALES - COSTA RICA

Neste Edifício Metálico, localizado em San José, Costa Rica, funciona a Escola Buenaventura Corrales, que há 115 anos atua na formação educacional dos costarricenses.

Construído com enormes chapas metálicas, é um prédio monumental em estilo neoclássico. Dei uma pesquisada e descobri que a obra foi idealizada por um arquiteto belga chamado Charles Thirion sendo inaugurado em 1896, ano em que acontecia a inauguração do Teatro Amazonas, em Manaus.

Foi muita sorte ter acesso ao local. Era véspera do feriado da Semana Santa e não tinha muita esperança de visitar uma biblioteca escolar, porém, passando em frente ao edifício e após saber que se tratava de uma escola tradicional, não perdi a oportunidade. Meu companheiro Peter e eu, batemos no portão e perguntamos sobre a existência de uma biblioteca.

Para nossa alegria, o porteiro disse que havia e em poucos minutos chamou a responsável pelo local. Assim, conheci a Senhora Carmem Calderón que gentilmente apresentou o espaço e comentou sobre as atividades ali desenvolvidas.

A Escola, segundo Carmem, atende cerca de 950 alunos em dois turnos. Quanto a biblioteca, funciona numa área muito restrita e seu acervo é pequeno. Possui decoração colorida e poucas mesas em condições de receber uma grande turma de alunos. Apesar disso, Carmen, que não é bibliotecária de formação, comentou que as crianças estão sempre em busca dos livros...

O prédio, que é declarado patrimonio arquitetônico, passou há pouco tempo por uma grande restauração, financiada pelo Ministério da Educação Pública e outros parceiros. O que pude constatar é que é um dos prédios mais bonitos de San José.

Alguns dias depois, passando novamente em frente ao local, fiquei impressionada com o bom uso do espaço público pelas famílias costarricenses, bem como a existência de interessantes brinquedos artesanais em madeira. Muito especial, vocês não acham?

Fotos: Peter Janzon