MUSEU DE JADE - SAN JOSÉ - COSTA RICA

O Museu de Jade, localizado em San José, na Costa Rica, funciona no edifício do Instituto Nacional de Seguros. Apresenta em seu acervo, além das valiosas pedras em jade, vários outros objetos confeccionados em cerâmica, madeira e ouro. Na área externa, o destaque fica por conta do Monumento à família, escultura de um casal (imagem postada aqui), na qual um homem segura um instrumento de trabalho e a mulher afaga uma criança.

O jade, que é o carro chefe da exposição, é uma valiosa pedra que foi bastante usada na América Central, no período pré-colombiano em ornamentos e outros artefatos. A pedra é muito dura e apresenta variação de cores desde um verde esbranquiçado ao verde escuro.

O Museu possui vários painéis explicativos nas línguas, espanhol e inglês, além do ambiente climatizado. Os utensílios em jade ocupam cerca de 25% do museu, que junto aos outros materiais, oferece uma ideia do cotidiano das antigas sociedades que habitaram a região.

Tive a oportunidade de conhecer o Museu de Jade por meio do projeto "La Ciudad Enamórate", que consiste na proposta de oferecer acesso a espaços culturais para os moradores de San José, sem a cobrança de taxas. Por gentileza também usufruí do benefício. Registro aqui, meus agradecimentos!

Fotos: Peter Janzon