ALUNOS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DA UEA

Tenho vivido boas experiências no campo da divulgação da ciência desde que passei a atuar na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e também, outras oportunidades por meio do Caçadores de Bibliotecas, como a que aconteceu na tarde de terça-feira, 13/03, junto aos alunos do Mestrado em Educação e Ensino em Ciências da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Respondendo ao convite da cara amiga, professora Dra. Carolina Brandão,que ministra a disciplina Comunicação Medialógica e Divulgação Científica, eu e o jornalista Carlos Fábio Guimarães apresentamos um pequeno debate sobre Divulgação Científica envolvendo informações sobre blogs, bibliotecas, museus e outros.

Carlos Fábio, que defendeu mestrado com a dissertação "Indígenas na Web: da oralidade aos bytes: um estudo de caso do blog escolar Pamáalica Baniwa-Amazonas", apontou informações teóricas sobre aspectos da comunicação e o uso dos blogs na sociedade atual.

De minha parte, além de falar de divulgação da ciência, pude exemplificar, as etapas que envolvem o processo de criação do Caçadores de Bibliotecas, revelando, por exemplo, que por trás de cada postagem existe todo um trabalho de pesquisa de campo e bibliográfica, bem como entrevista, fotografia, produção de texto, edição, revisão e muito mais.

Foi realmente um ganho para todos pois, o assunto muito nos motiva. Aproveito para agradecer a Carolina, ao Carlos Fábio e aos alunos pela tarde super produtiva.