MUSEU ARQUEOLÓGICO FRANCISCO FONCK - VIÑA DEL MAR

O Museu Arqueológico Francisco Fonck, localizado em Viña del Mar, no Chile é especializado em arqueologia e história natural. Instalado em belo casarão, apresenta em sua área externa, um Moai original, gigantesca estátua de pedra oriunda da Ilha de Páscoa.

O Museu conta muito da história da Ilha de Páscoa e da cultura Rapa-Nui, mas exibe também fragmentos arqueológicos de outras culturas, bem como elementos da fauna e do ecossistemas do país.

Fundado em 1937, seu nome presta homenagem ao médico alemão Francisco Fonck, pioneiro na exploração arqueológica no Chile. Seus achados, compõe amplas coleções de artefatos que remontam a trajetória histórica dos habitantes da região.

Viña del Mar, aonde está instalado o Museu é uma cidade balneário, linda e arborizada. Possui também a relevância de dispor de uma das esculturas Moais que podem ser vistas fora da Ilha de Páscoa. Sei que há uma outra em exposição no Museu Britânico, em Londres.

O Museu possui a Biblioteca Rapa Nui que oferece documentação especializada sobre a Ilha de Páscoa e sua cultura. Fui muito bem recebida quando lá estive em 2008 e posei feliz segurando um exemplar de um livro sobre a especialidade da Biblioteca.

A viagem ao Chile, foi realizada em 2008. Naquele período tive a oportunidade de conhecer várias cidades, alguns museus e bibliotecas. Creio que foi assim que comecei a mentalizar  o projeto do que viria ser o Caçadores de Bibliotecas.

Quer saber quais foram outros lugares visitados no Chile? Clique abaixo:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ALFREDO WORMALD CRUZ - ARICA, CHILE
MUSEU PABLO NERUDA - ISLA NEGRA - CHILE