EXPOSIÇÃO: MODA EM QUADRINHOS “SCI-FI PUNK PROJECTS”

Despedindo de Belo Horizonte, visitei ontem no Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte a exposição “Moda em Quadrinhos”, do designer mineiro Martielo Toledo.

A exposição consiste em uma mostra intitulada “SCI-FI Punk Projects”, originalmente criada por Martielo Toledo para estampar sua coleção de camisetas comercializadas em cidades como Londres e Tóquio. No tocante aos quadrinhos, conforme destacou o site da Prefeitura de Belo Horizonte:
Lançada em 2013 no formato de graphic novel pela Devir Livraria, em São Paulo, a trama de “SCI-Fi Punk Projects” mistura referências ufológicas, revelações da teosofia e descobertas científicas que a Nasa fez em Marte à cultura xamanista dos indígenas da região amazônica, no Norte do Brasil. Já a estética dos personagens é inspirada nas logomarcas de bandas punk da década de 1970, como Sex Pistols, The Clash, Ramones e Misfits. Os protagonistas da série são El Rostro de Cydonia, Phobos, Deimos, Scorpion King e Cowboy Punk, heróis mascarados que lutam contra a transmutação caveira, um vírus alienígena criado pelos Ets Red Hunters que ameaçam extinguir a raça humana.
Em um tom sombrio e até futurístico, roupas e assessórios oferecem uma visão da ambientação dos personagens da ficção.

Desde que Camila Magalhães e eu começamos a percorrer o universo dos Brechós, nossas atenções para o campo da moda e vestuário se ampliou, daí o interesse por saber mais sobre trabalhos e artes nesse segmento.

A exposição apesar do tom de cor austero é ao mesmo tempo lúdica e muito interessante. Camila e eu gostamos, porém mais ainda de ver o cair da tarde da sacada do CRModa, com bela vista para a rua da Bahia. Confesso que esse momento prenunciou a saudade que novamente vou sentir dessa cidade.

É possível visitar a exposição até o dia 10 de abril de 2015. Alertando que agora o funcionamento do CRModa está melhor e pode ser feito de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

Fotos: Camila Magalhães