EXPOSIÇÃO: DO OBJETO PARA O MUNDO - PALÁCIO DAS ARTES - BELO HORIZONTE

Arte é poder fazer parte! Foi essa nossa expectativa diante da exposição “Do Objeto para o Mundo”, do Instituto Inhotim, que acontece desde o dia 12 de dezembro e permanece até o dia 8 de março de 2015, no Palácio das Artes.

A mostra é composta por mais de 50 obras que datam dos anos de 1950 aos dias atuais e oferecem uma visão da arte contemporânea a partir da coleção e do programa da instituição. São fotografias, instalações, cartazes, videos...

Fomos ver a Mostra, minha filha Camila, sua amiga Ana Clara Rocha e eu. Na oportunidade, aproveitamos para fotografar  e brincar com outras proposta em meio as obras.

Os materiais em exposição fazem parte do acervo do  Inhotim, fator que pode ser visto como uma oportunidade de aproximação da arte com o grande público, sem que seja necessário visitar as dependências do Museu em Brumadinho. Sobre o material exposto o site do Inhotim orienta:
A exposição toma como ponto de partida um momento histórico em que a arte deixa de se resumir a objetos para existir de maneira mais aberta para o mundo. Nesse contexto, elementos do cotidiano, do espaço real, da política e do corpo são incorporados e o espectador se transforma em participante.
Uma das obras mais inusitadas se chama “Concept Car” (carro-conceito), do suíço Thomas Hirschhorn. Cheio de inumeráveis quinquilharias, nos leva a refletir sobre acumulação e consumismo, ações tão comuns em nossos dias.

O legal é que o carro está cheio de livros, afinal muitos de nós compramos livros que as vezes nunca iremos ler. De uma forma geral concluímos que a exposição pode ser instigante!

O momento foi especial também por que marcou o encontro da Camila com sua amiga Ana, mineira que mora em Manaus. Bom poderem usufruir juntas o que BH tem a oferecer!

Fotos: Soraia Magalhães