BIBLIOTECA DA FLORESTA - RIO BRANCO - ACRE


Dando continuidade a apresentação de bibliotecas que visitei antes da criação do blog Caçadores de Bibliotecas, posto breve comentário sobre a bonita Biblioteca da Floresta, localizada em Rio Branco, capital do Acre, em visita realizada em 2008.

A Biblioteca da Floresta é bonita por dentro e por fora, mas além de bela, realiza atuação forte na promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável local. Tem seu foco de atuação voltado para abarcar assuntos e autores da Amazônia e do Acre.  


Possui excelente infraestrutura em ambientes climatizados em suas salas para estudos, exposições e auditório. Em uma das salas para exposições permanentes se pode observar elementos da cultura indígena da região. 


Com base em informações obtidas no Portal da Biblioteca da Floresta, o acervo da Instituição é composto por: 
Com mais de cinco mil títulos, entre livros, jornais, pesquisas acadêmicas, filmes e CDs, o acervo da Biblioteca da Floresta, situado no térreo, é especializado em temas da Amazônia. No espaço também está exposto para visitas o acervo pessoal do historiador Leandro Tocantins (1919-2004). Intitulada “O homem, a floresta e sua obra”, a exposição traz painel de fotos, livros, quadros e objetos, como medalhas de honras, diplomas e apontamentos.
A arquitetura da Biblioteca da Floresta e sua fachada devem ser referendadas, haja vista integrar elementos modernos e criativos em ambientação que evoca o modo de viver de povos tradicionais amazônicos.  

Faz muitos anos que visitei esse espaço, contudo acompanho pelas redes sociais informações sobre seu trabalho e por isso sei que continua uma Biblioteca bem atuante. 

Comentários