BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE

Essas imagens são de 2011, retratam uma das mais interessantes bibliotecas de Belo Horizonte, com perfil voltado para o público infantil e infanto juvenil. Há poucos dias tive a oportunidade de visitá-la novamente e por isso mesmo achei justo escrever esse post.

Localizada na rua Carangola, 288, no bairro Santo Antônio a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte reúne rico acervo formado por obras infanto-juvenis de variados gêneros literários, bem como uma das maiores gibitecas do país com títulos dos mais diversificados e raridades da década de 40.

Foi inaugurada em fevereiro de 1991 e desde então passou a constituir um dos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O espaço dispõe também do Teatro Maria Clara Machado, com capacidade para receber até 200 pessoas.

A Biblioteca dispõe de coleções de jornais e revistas e o que é muito relevante: oferece serviços diversos, dentre os quais oficinas de contação de histórias, sessões de vídeos, hora do conto e outras.

Vale a pena conhecer essa Biblioteca, reforço a indicação com o apontamento do site Soubh "...O espaço oferece também atendimento à comunidade com programação mensal de atividades que abrangem cursos literários, visitas de escolas, exibições de filmes, lançamentos de livros, espetáculos, oficinais de artes, teatro, hora do conto, literatura e exposições."

Com títulos super atraentes e diversificados a Biblioteca, que funciona de terça a sexta, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h às 13h é uma excelente pedida para pais, professores, alunos e a população como um todo buscarem usufruir um ambiente lúdico e aconchegante que tem como missão promover e  instigar o gosto pela leitura.

Em 2011 quando visitei a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte fui recebida pelo bibliotecário Silvio que foi a maior simpatia e até posou comigo marcando minha passagem por esse espaço, ao qual aproveito para agradecer a atenção dispensada.

Na segunda oportunidade pude conhecer um grupo de contadores de histórias que todas as semanas se reúnem na Biblioteca, foi muito especial pois para eles contei um pouco do meu trabalho e sobre meus livros...Valeu, por isso, aproveito o ensejo para mais uma vez agradecer ao Silvio e o Samuel pela receptividade. Muito obrigada!!!

Fotos: Soraia Magalhães