ARCA DAS LETRAS EM ALEXÂNIA - GOIÁS

No dia 25 de abril de 2014, (sexta-feira), aconteceu no Complexo de Atividades Sociais da Prefeitura de Alexânia, em Goiás, a entrega de mais quatro bibliotecas do Programa Arca das Letras.

Essa foi a última participação no Arca das Letras antes do encerramento de meu contrato e foi especial pois estava comigo meu fiel escudeiro Peter Janzon, bem com a Coordenadora de Ação Cultural do Programa Arca das Letras, Maria Dione Ferreira.

O Arca das Letras consiste em uma ação do Governo Federal, realizada por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário que vem oportunizando a instalação de pequenas bibliotecas para o atendimento as comunidades do meio rural brasileiro.

O homem de camisa branca é Peter Janzon. Ele é sueco e na sua participação escutamos sobre sua relação com à leitura quando era criança em seu país em meio aos livros e bibliotecas. Depois trabalhamos juntos técnicas de mediação de leitura. E contamos a história de Chapeuzinho Vermelho...eu em português...ele, em sueco para o espanto e risos de todos...Foi bonito!

A solenidade de entrega das bibliotecas aconteceu no horário da noite com a presença de políticos, gestores educacionais e culturais e o público em geral, infelizmente as autoridades atrasaram em demasia o início do evento e o que era para ser agradável, se tornou muito cansativo.

Na imagem abaixo, foto dos participantes com certificados formado como novos agentes de leitura!

O Arca das Letras vem fazendo trabalho voltado para um segmento da população brasileira que pouco tem acesso às bibliotecas públicas. O trabalho é feito com dificuldades, tem problemas, mas não posso deixar de dizer que fiz o meu melhor pelo trabalho durante um ano.

Dedico esse post ao querido Peter Janzon e aproveito para lhe dizer que foi muito especial vê-lo fazer parte dessa história!

Fotos: Soraia Magalhães