ARCA DAS LETRAS EM ALEXÂNIA - GOIÁS

No dia 25 de abril de 2014, (sexta-feira), aconteceu no Complexo de Atividades Sociais da Prefeitura de Alexânia, em Goiás, a entrega de mais quatro bibliotecas do Programa Arca das Letras.

Essa foi minha última participação no Arca das Letras antes do encerramento de meu contrato e foi especial pois estava comigo meu fiel escudeiro Peter Janzon, bem com a Coordenadora de Ação Cultural do Programa, Maria Dione Ferreira.

O Arca das Letras consiste em uma ação do Governo Federal, realizada por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário que vem oportunizando a instalação de pequenas bibliotecas para o atendimento as comunidades do meio rural brasileiro.

O homem de camisa branca é Peter Janzon. Ele é sueco e na sua participação escutamos sobre sua relação com à leitura quando era criança em seu país em meio aos livros e bibliotecas. Depois trabalhamos juntos técnicas de mediação de leitura. E contamos a história de Chapeuzinho Vermelho...eu em português...ele, em sueco para o espanto e risos de todos...Foi bonito!

A solenidade de entrega das bibliotecas aconteceu no horário da noite com a presença de políticos, gestores educacionais e culturais e o público em geral, infelizmente as autoridades atrasaram em demasia e o evento que era para ser agradável, se tornou muito cansativo.

Na imagem abaixo, foto dos participantes com certificados como novos agentes de leitura! A verdade é que em curtos espaços de tempo não se pode formar de fato agentes de leituras, mas ao menos tocar o tema sobre a importância da leitura para a formação de uma sociedade democrática.

A proposta do Arca das Letras se firma em promover acesso aos livros para um segmento da população brasileira que pouco tem acesso às bibliotecas públicas. O trabalho é feito com dificuldades, sem recursos, tem sérios problemas de recursos humanos pois faltam capacitadores para empreender formações que possam gerar o entendimento sobre o que fazer com as pequenas bibliotecas nas comunidades atendidas.

Dedico esse post ao querido Peter Janzon e aproveito para lhe dizer que foi muito especial vê-lo fazer parte dessa história!

Fotos: Soraia Magalhães