BIBLIOTECA MEDBORGARPLATSEN - ESTOCOLMO - SUÉCIA


Visitei pelo menos três vezes a Biblioteca de Medborgarplatsen contudo, somente agora aponto informações e imagens desse lugar que é absolutamente receptivo e no qual tive a oportunidade de tê-lo apresentado pela colega Johanna Hellsing, sueca que lá trabalha e que fala português.


A Biblioteca Medborgarplatsen é a segunda maior do sistema Stockholms Stadsbibliotek. Está localizada em meio a uma grande praça que recebe todos os dias grande fluxo de pessoas.


As imagens aqui contidas fazem parte de dois momentos, o primeiro quando fui recebida por Johanna em 2012 e segundo, quando pude percorrê-la novamente e ver de perto o trabalho realizado, além de poder presentear Johanna com meus livros infantis.



Esta Biblioteca, demanda uma enorme energia para os jovens, apesar de possuir uma série de serviços voltados para todas as idades, oferece atividades que propiciam para o público jovem, diversão e aprendizagem. 


Há uma seção voltada para o público entre as idades de 13 aos 19 anos. Colorida, com elementos chamativos de títulos que essa faixa etária busca, possui também jogos de tabuleiro, mangá e livros de RPG. 



Há computadores com acesso à internet, mas não são muitos. Na verdade, a maioria dos usuários utiliza seus próprios equipamentos (telefones celulares,Tablets, note books). Para atender a essa demanda, a Biblioteca dispõe do sinal de Wi-fi.


Em termos de espaço físico, ocupa dois pavimentos, sendo o superior, para coleções de literatura, salão de leitura e biblioteca infantil.


A área reservada para as crianças possui decoração, mobiliário e acervos encantadores, além de serviços para atender desde os bebês que chegam ao local com seus papais e mamães. 




Saindo da área infantil é possível descobrir o espaço para os adultos. A área é belíssima e me fez lembrar a Biblioteca Municipal de Estocolmo (Stockholms Stadsbibliotek), pela disposição das estantes e pelas luminárias do teto.


A Biblioteca de Medborgarplatsen oferece serviço de entrega de livro, espaço para estudos em grupo, ajuda com  lição de casa e muitos outros serviços.


É uma Biblioteca querida, pois a conheci ainda no Brasil por meio das memórias de Peter Janzon que sendo sueco, quando criança frequentava o espaço numa fase em que com muitos irmãos em casa, buscava um lugar sossegado para passar suas tardes após a escola, em meio à leitura. Atualmente, a Biblioteca oferece um trabalho relevante que consiste no auxílio à  lição de casa para jovens estudantes, atividade que Peter realiza de forma voluntária.


Retornar a Biblioteca de Medborgarplatsen foi muito prazeroso e reencontrar Johanna e poder observar mais uma vez o trabalho que eles realizam, algo especial. 


Encerro este post com a imagem do momento que presenteei Johanna, com meus livros infantis Lia sempre Lia e Leo e seus amigos, os livrinhos

Fotos: Peter Janzon e Soraia Magalhães
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário