ARCA DAS LETRAS NA COMUNIDADE "PATOS", PIAUÍ


Este post tem por objetivo ser breve e tão somente registrar minha gratidão ao carinho recebido dos moradores da Comunidade "Patos", do município de Floresta no Piauí, em especial à menina Nataly Elene Barbosa, agora Agente de Leitura do Programa Arca das Letras. 


A brevidade se deve ao fato de pretender contar essa experiência na Revista Biblioo, contudo, detalhes que tocaram especificamente o meu trabalho com os livros, quis registrar, apontando inclusive foto da sensível faixa de boas vindas com que fui recebida.



A cerimônia de entrega da Arca, gerou discursos de personalidades da educação, da igreja e da política local, bem como atividades culturais envolvendo música e dança...leitura de livros infantis...tudo preparado com muito carinho. 

 

Por que essa experiência me motivou tanto? Por que a solicitação desta biblioteca nasceu do sonho de uma menina que não mediu esforços para construir uma Arca. Ela não tinha dinheiro, mas pediu, não sabia quem ia construir, mas encontrou e quando pronta entrou em contato com a Coordenação de Ação Cultural do Programa e conseguiu ver seu sonho realizado.


...Nataly pensava em ver nascer por meio de uma biblioteca, a semente de esperança em prol da leitura em sua comunidade...não é louvável?  


A imagem acima reflete um dos momentos de carinho vividos entre a família da Nataly que não mediu esforços para agradar e proporcionar entre outras coisas, um delicioso almoço. 

P.S. O Arca das Letras consiste em um Programa do Governo Federal, que vem oportunizando incentivo à leitura a milhares de famílias moradoras do meio rural brasileiro. 

Fotos: Soraia Magalhães 


Comentários