JOGOS INDÍGENAS CUIABÁ - 2013 - ABERTURA

Com uma energia enebriante, ocorreu ontem (9/11), na Região do Sucuri, em Cuiabá-MT, a cerimônia de abertura dos XII Jogos dos Povos Indígenas, reunindo representantes de diversas etnias das regiões do Brasil e de 17 países.

Após acender a tocha que abria oficialmente o evento, em meio a alegria que emanava das arquibancadas, centenas de indígenas emocionaram a todos com suas cores e ritmos.

Levantando a poeira ao som de cânticos, diversas etnias por mais de duas horas se apresentaram com o propósito da integração e valorização da cultura e dos saberes dos povos indígenas.

Fogueira e chuva de fogos, danças e lanças. Foram estes os elementos que marcaram o encerramento do primeiro dia dos Jogos Indígenas 2013.

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígena de Cuiabá, em  agrega também o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígena  e a 1ª Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

Fotos: Soraia Magalhães