JOGOS INDÍGENAS CUIABÁ - 2013 - ABERTURA

Com uma energia enebriante, ocorreu ontem (9/11), na Região do Sucuri, em Cuiabá-MT, a cerimônia de abertura dos XII Jogos dos Povos Indígenas, reunindo representantes de diversas etnias das regiões do Brasil e de 17 países.

Após acender a tocha que abria oficialmente o evento, em meio a alegria que emanava das arquibancadas, centenas de indígenas emocionaram a todos com suas cores e ritmos.

Levantando a poeira ao som de cânticos, as etnias por mais de duas horas, apresentaram seus guerreiros, mulheres e crianças, unidos com o propósito da integração e valorização da cultura e dos saberes dos povos indígenas.

Fogueira e chuva de fogos, danças e lanças. Foram estes os elementos que marcaram o encerramento do primeiro dia dos Jogos Indígenas 2013.

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígena de Cuiabá, em  agrega também o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígena  e a 1ª Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

Fotos: Soraia Magalhães

1 comentários:

12 de novembro de 2013 08:44 ×

Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
Sou António Batalha.

Parabéns António Jesus Batalha.