BIBLIOTECA LUIS ÁNGEL ARANGO - BOGOTÁ - COLÔMBIA

Enorme, bela, funcional e cheia de usuários, esses foram os principais aspectos observados sobre a Biblioteca Luis Ángel Arango, que trouxe de minha passagem por Bogotá em 2010.

É considerada uma das principais bibliotecas públicas do país, pois conta com acervo bibliográfico fabuloso (impresso e virtual) e um espaço físico distribuído por uma área de 7.200,0 metros quadrados.

Administrada pelo Banco da República, a Biblioteca possui várias dependências físicas, dentre estas: salões de estudos, cafeteria, auditório, áreas para exposição e uma pequena livraria.

Seu nome presta homenagem ao advogado Luís Ángel Arango que desenvolvia grande interesse pela cultura e literatura em seu país e que foi também gerente geral do Banco da República.

A localização da Biblioteca é excelente pois foi instalada nas proximidades de diversificados espaços turísticos, dentre estes o Museu Botero (que também visitei).

Quando estive em Bogotá não havia criado ainda o Blog Caçadores de Bibliotecas e não possuía visão apurada quanto a necessidade de empreender o maior número de registros fotográficos...nessa época, não fiz, por exemplo fotos da fachada, ou melhor fiz sim estas em que estou com minha amiga Maria Ivanilde Oliveira.

Hoje, mais experiente, sempre que visito um espaço (se é possível) registo todos os aspectos sejam estes, internos e externos.

Mas na Biblioteca Luis Ángel Arango, vale ressaltar que o grau de controle de entrada e saída é muito forte, tive que deixar inclusive minha câmera fotográfica no guarda-volumes e retirá-la somente na saída. Era proibido fazer imagens internas na época...

...Quanto a fachada, reproduzo a imagem de Dan Gamboa Bohorquez contida no site Clásicos de Arquitectura: Biblioteca Luis Angel Arango / Germán Samper, vale a pena acessar e conhecer outras lindas imagens internas dessa Biblioteca.