BIBLIOTECA LUIS ÁNGEL ARANGO - BOGOTÁ - COLÔMBIA

Enorme, bela, funcional e cheia de usuários, esses foram os principais aspectos observados dessa bela Biblioteca que eu trouxe na minha bagagem, após a passagem por Bogotá em 2010.

Biblioteca Luis Ángel Arango é considerada uma das principais bibliotecas públicas da Colômbia, oferecendo acervo bibliográfico fabuloso (impresso e virtual) e um espaço físico distribuído por uma área de 7.200,0 metros quadrados.

Administrada pelo Banco de La República, a Biblioteca possui além de salões de leitura e estudos, cafeteria, auditório, áreas para exposição e uma pequena livraria.

Seu nome presta homenagem ao advogado Luís Ángel Arango que desenvolvia grande interesse pela cultura e literatura em seu país e que foi também gerente geral do Banco da República.

A localização da Biblioteca é excelente. Instalada nas proximidades de diversificados espaços culturais, dentre estes o Museu Botero (que também visitei), está inserida nas listas de bibliotecas públicas que possuem atrativos turísticos.

Quando estive em Bogotá ainda não havia criado o Blog Caçadores de Bibliotecas e não possuía visão apurada quanto a necessidade de empreender o maior número de registros fotográficos. Mas na Biblioteca Luis Ángel Arango, vale ressaltar que o grau de controle de entrada e saída é muito forte, tive que deixar minha câmera fotográfica no guarda-volumes e retirá-la somente na saída. Era proibido fazer imagens internas na época...

Tenho apenas essas duas fotos feitas diante da fachada da Biblioteca, estava feliz com minha amiga Maria Ivanilde Oliveira.

...Quanto a fachada apresentada de forma mais ampla, reproduzo a imagem de Dan Gamboa Bohorquez contida no site Clásicos de Arquitectura: Biblioteca Luis Angel Arango / Germán Samper, vale a pena acessar e conhecer outras lindas imagens internas dessa Biblioteca.